O papel da Educação Ambiental frente à crise civilizatória atual

Autores

  • Rossane Vinhas Bigliardi
  • Ricardo Gautério Cruz

Palavras-chave:

Crise Civilizatória, Educação Ambiental, Sociedade Capitalista, Crisis of Civilization, Capitalist Society, Environmental Education

Resumo

Este artigo desenvolve uma reflexão acerca da atual crise civilizatória enfrentada pela humanidade, entendendo tal crise como inerente ao modelo capitalista. Busca, para tanto, fundamentar a adoção dos pressupostos da Educação Ambiental como balizadores de uma alternativa ao modelo não-sustentável e auto-destrutivo de sociedade que se apresenta. Propõe a adoção de padrões éticos pautados pelos pressupostos da Educação Ambiental, com o nítido objetivo de favorecer a adoção de ações responsáveis e solidárias frente à sociedade e ao meio ambiente. Este ensaio fundamenta-se no entendimento de que não se pode desenvolver uma análise satisfatória a respeito do modelo de desenvolvimento humano que orienta a atitude mundial, sem incluir nessa crítica componentes econômicos, políticos, técnicos, históricos, morais, estéticos, além dos naturais. Por tal compreensão, a Educação Ambiental assume a responsabilidade de provocar reflexões sobre a gênese dos problemas ambientais, através da observação, investigação e reflexão, de modo a promover mudanças efetivas na realidade.

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Biografia do Autor

Rossane Vinhas Bigliardi

Atualmente atua como pedagoga junto à Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis da Fundação Universidade Federal do Rio Grande.

Mais informações: Currículo Lattes

Ricardo Gautério Cruz

Atua na administração do escritório Lindenmeyer Advocacia & Associados e é membro do Centro de Estudos Urbano-Portuário-Industrial do Rio Grande (CEUPIRG/FURG) e do Centro de Estudos Jurídico-Econômicos (CEJE/FURG).

Mais informações: Currículo Lattes

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Publicado

2009-11-09

Como Citar

Bigliardi, R. V., & Cruz, R. G. (2009). O papel da Educação Ambiental frente à crise civilizatória atual. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 12(1), 127–137. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/810

Edição

Seção

Artigos