Educação ambiental: o brincar com a energia solar em escolas urbanas da Amazônia Amapaense

Angela do Céu Ubaiara Brito, Alaan Ubaiara Brito, Raimunda kelly Silva Gomes, Reginaldo de Jesus Costa Farias

Resumo


O trabalho discute conceitos de energia solar na percepção de crianças (7 a 10 anos), através de jogos, brinquedos e brincadeiras. Tem como objetivo entender o processo de sensibilização e mudança de hábitos e atitudes. A metodologia utilizada foi qualitativa de uso etnográfico educacional que conviveu com as crianças das escolas públicas do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Os sujeitos da pesquisa foram 340 alunos e 10 professores. Os resultados mostram que a investigação possibilitou entender os jogos, brinquedos e brincadeiras que discutem a temática da energia solar no trabalho com a educação ambiental desenvolvido no âmbito de uma educação participativa. A educação ambiental possibilitou um pensar reflexivo das crianças por meio de jogos, brinquedos e brincadeiras.

Palavras-chave


Educação Ambiental. Energia solar. Brincar.

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DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i1.7969

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