Educação ambiental: o brincar com a energia solar em escolas urbanas da Amazônia Amapaense

Autores

  • Angela do Céu Ubaiara Brito Universidade do Estado do Amapá
  • Alaan Ubaiara Brito Universidade Federal do Amapá
  • Raimunda kelly Silva Gomes Universidade do Estado do Amapá
  • Reginaldo de Jesus Costa Farias Universidade do Estado do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i1.7969

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Energia solar. Brincar.

Resumo

O trabalho discute conceitos de energia solar na percepção de crianças (7 a 10 anos), através de jogos, brinquedos e brincadeiras. Tem como objetivo entender o processo de sensibilização e mudança de hábitos e atitudes. A metodologia utilizada foi qualitativa de uso etnográfico educacional que conviveu com as crianças das escolas públicas do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Os sujeitos da pesquisa foram 340 alunos e 10 professores. Os resultados mostram que a investigação possibilitou entender os jogos, brinquedos e brincadeiras que discutem a temática da energia solar no trabalho com a educação ambiental desenvolvido no âmbito de uma educação participativa. A educação ambiental possibilitou um pensar reflexivo das crianças por meio de jogos, brinquedos e brincadeiras.

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Biografia do Autor

Angela do Céu Ubaiara Brito, Universidade do Estado do Amapá

Colegiado de Pedagogia, área de Educação

Alaan Ubaiara Brito, Universidade Federal do Amapá

Ciências Exatas e Tecnologias, Energia renováveis

Raimunda kelly Silva Gomes, Universidade do Estado do Amapá

Colegiado de Pedagogia, Educação

Reginaldo de Jesus Costa Farias, Universidade do Estado do Amapá

Engenharia Ambiental

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Publicado

2019-05-28

Como Citar

Brito, A. do C. U., Brito, A. U., Gomes, R. kelly S., & Farias, R. de J. C. (2019). Educação ambiental: o brincar com a energia solar em escolas urbanas da Amazônia Amapaense. Ambiente &Amp; Educação, 24(1), 93–116. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i1.7969

Edição

Seção

Artigos