Educação ambiental: o brincar com a energia solar em escolas urbanas da Amazônia Amapaense

Autores

  • Angela do Céu Ubaiara Brito Universidade do Estado do Amapá
  • Alaan Ubaiara Brito Universidade Federal do Amapá
  • Raimunda kelly Silva Gomes Universidade do Estado do Amapá
  • Reginaldo de Jesus Costa Farias Universidade do Estado do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i1.7969

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Energia solar. Brincar.

Resumo

O trabalho discute conceitos de energia solar na percepção de crianças (7 a 10 anos), através de jogos, brinquedos e brincadeiras. Tem como objetivo entender o processo de sensibilização e mudança de hábitos e atitudes. A metodologia utilizada foi qualitativa de uso etnográfico educacional que conviveu com as crianças das escolas públicas do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Os sujeitos da pesquisa foram 340 alunos e 10 professores. Os resultados mostram que a investigação possibilitou entender os jogos, brinquedos e brincadeiras que discutem a temática da energia solar no trabalho com a educação ambiental desenvolvido no âmbito de uma educação participativa. A educação ambiental possibilitou um pensar reflexivo das crianças por meio de jogos, brinquedos e brincadeiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela do Céu Ubaiara Brito, Universidade do Estado do Amapá

Colegiado de Pedagogia, área de Educação

Alaan Ubaiara Brito, Universidade Federal do Amapá

Ciências Exatas e Tecnologias, Energia renováveis

Raimunda kelly Silva Gomes, Universidade do Estado do Amapá

Colegiado de Pedagogia, Educação

Reginaldo de Jesus Costa Farias, Universidade do Estado do Amapá

Engenharia Ambiental

Downloads

Publicado

2019-05-28

Como Citar

Brito, A. do C. U., Brito, A. U., Gomes, R. kelly S., & Farias, R. de J. C. (2019). Educação ambiental: o brincar com a energia solar em escolas urbanas da Amazônia Amapaense. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 24(1), 93–116. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i1.7969

Edição

Seção

Artigos