A educação ambiental realizada por fundações, institutos e empresas: uma análise a partir de seus materiais didáticos para professores

Evelin Cunha Biondo

Resumo


Neste artigo objetivamos analisar a educação ambiental proposta por fundações, institutos e empresas através de seus materiais didáticos voltados para professores. Para isso, nos apoiamos nas construções para avaliações de materiais impressos e audiovisuais de Trajber e Manzochi (1996), Trajber e Costa (2001) e Carvalho et al. (1996). Consideramos que os materiais mantém relações superficiais entre os temas desenvolvidos, mostrando-se informativos. Definem a educação ambiental proposta, porém apresentam discrepâncias internas, privilegiando atividades e metodologias a serem utilizadas em detrimento da reflexão. Prevalece a percepção de educação ambiental enquanto sugestão, solução, metodologia e atividade, imprimindo uma dimensão instrumental e desconsiderando a produção social de problemas ambientais.

Palavras-chave


Educação ambiental. Material didático. Teoria e métodos.

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DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i1.7961

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