Rede de saberes em educação ambiental: a experiência do Núcleo de Estudos em Educação Científica, Ambiental e Práticas Sociais-NECAPS

Autores

  • Maria de Jesus da Conceição Ferreira Fonseca

Palavras-chave:

Educação Científica, Educação Ambiental, Educação em Saúde, Necaps

Resumo

Este estudo socializa a história da implantação Núcleo de Estudos em Educação Científica, Ambiental e Práticas Sociais – Necaps, no Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará, seus subprogramas e ações desenvolvidas. As ações científico-culturais se realizam por meio de atividades ensino-pesquisa e extensão e interligam a Educação Científica, Ambiental e Saúde de forma articulada com a perspectiva de promover formação ampla (científica, social, cultural, econômica, política e ambiental), de modo a auxiliar o cidadão a lutar pelos direitos de cidadania e emancipação social sustentado pela compreensão crítica dos conhecimentos científicos e saberes diversos de grupos sociais atuantes em espaços amazônicos. O Núcleo apresenta cinco linhas de pesquisas e cinco grupos de trabalho e tem realizado estudos voltados a compreensão de temáticas relacionadas ao contexto da Amazônia Paraense.

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Biografia do Autor

Maria de Jesus da Conceição Ferreira Fonseca

Professora do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal do Pará – UEPA; Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Educação Científica, Ambiental e Práticas Sociais – Necaps. Doutora em Ciências Biológicas, Coordenadora do Curso de Especialização em Educação Ambiental Escolar.

Mais informações: Currículo Lattes

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Como Citar

Fonseca, M. de J. da C. F. (2010). Rede de saberes em educação ambiental: a experiência do Núcleo de Estudos em Educação Científica, Ambiental e Práticas Sociais-NECAPS. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 14(2), 93–100. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/1604

Edição

Seção

Artigos