A educação ambiental e o contexto infantil e familiar durante a pandemia da COVID-19

Autores

  • Alice Maria Correa Medina Unniversidade de Brasília
  • Marina Barreto Aviani Ribeiro Universidade de Brasília
  • Isabela Gomes Kyrillos Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i2.13517

Palavras-chave:

Crianças; Educação Ambiental; Isolamento Social.

Resumo

Ao tratar sobre a pandemia, da COVID-19 é necessário considerar as mudanças advindas, sobretudo, de isolamento social, que obrigou as famílias a se isolarem dentro de casa. O estudo foi realizado com crianças e seus familiares e, apresentou como objetivo verificar a participação das crianças em atividades relacionadas às representações por meio de desenhos, acerca do desenvolvimento de uma planta e registros fotográficos durante o isolamento social, no contexto familiar.  Foi um estudo qualitativo, baseado na investigação empírica de um fenômeno contemporâneo relacionado à vida cotidiana (YIN, 2005) e caracterizado como um trabalho interpretativo (BAUER; GASKELL, 2002). Como resultado observou-se que as atividades relacionadas à educação ambiental, na infância, aliada à tecnologia, podem favorecer as relações ambientais e familiares.

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Biografia do Autor

Alice Maria Correa Medina, Unniversidade de Brasília

Professora Adjunta da Universidade de Brasília

Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) - Linha de Pesquisa - Educação Ambiental e Ecologia Humana

Docente da Faculdade de Educação Física

Pós-doutorado em Educação na Universidade de Barcelona

Marina Barreto Aviani Ribeiro, Universidade de Brasília

Graduanda da Universidade de Brasília

Bolsita do Programa de Iniciação Científica - ProIC - UnB

Isabela Gomes Kyrillos, Universidade de Brasília

Graduanda da Universidade de Brasília

Intergrante do Programa de Iniciação Científica ProIC - UnB

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Publicado

2022-05-04

Como Citar

Correa Medina, A. M. ., Barreto Aviani Ribeiro, M., & Gomes Kyrillos, I. (2022). A educação ambiental e o contexto infantil e familiar durante a pandemia da COVID-19. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 26(2), 134–154. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i2.13517

Edição

Seção

Educação Ambiental e a Pandemia de COVID-19