O Engajamento em ações educativas não formais em tempos de pandemia

um olhar sobre os sujeitos da ação educativa com perfil de escolaridade básica Incompleta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i1.14383

Palavras-chave:

Engajamento, Educação ambiental crítica, Educação Não-formal, Pandemia, Ação educativa remota

Resumo

Engagement in non-formal educational actions in pandemic times: a look at the subjects of educational action with incomplete basic education profile

O artigo analisa o engajamento de sujeitos sem escolaridade básica completa em ações educativas no campo da educação não formal durante a pandemia da Covid-19. A análise tomou como referência pesquisa qualitativa realizada em projeto de educação ambiental do Programa de Educação Ambiental da Bacia de Campos. A diversidade no perfil dos sujeitos da ação educativa nesse campo representou grande desafio no período do isolamento social. Os resultados demonstraram que o engajamento dessas pessoas é favorecido pelo seu maior envolvimento em outros projetos e movimentos sociais.

 

 

 

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Biografia do Autor

Suely Fernandes Coelho Lemos, Instituto Federal Fluminense - IFF

Doutora em Educação, na linha de Representações Sociais e Mestre em Educação, na linha de Política, Gestão e Administração em Educação pela Universidade Estado de Sá, Especialista em Planejamento do Ensino pela Associação Salgado de Oliveira. Possui Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1981) e Pedagogia - Faculdade de Filosofia de Campos (1989). Professora Aposentada da Secretaria de Estado de Educação do RJ e Técnica em Assuntos Educacionais Aposentada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense.Professora coordenadora de disciplina ? Estágio Supervisionado II e III pela Universidade Aberta do Brasil e CEDERJ/CECIERJ. Foi professora da Universidade Salgado de Oliveira. Atua como Pedagoga e Pesquisadora no Projeto "Territórios do Petróleo" do Programa de Educação Ambiental da Bacia de Campos. Tem experiência na área de Educação, Pesquisa e Gestão.

Sílvia Alice Martínez, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Pós-Doutora em Educação / Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa – Portugal; Professora Associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

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Publicado

2023-07-31

Como Citar

Lemos, S. F. C., & Martínez, S. A. (2023). O Engajamento em ações educativas não formais em tempos de pandemia: um olhar sobre os sujeitos da ação educativa com perfil de escolaridade básica Incompleta. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 28(1), 1–26. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i1.14383