Cartaz: Um contributo do Design para a formação do Educador Ambiental.
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9721Palavras-chave:
Design. Cartaz. Educação Ambiental.Resumo
Sendo a interdisciplinaridade científico-pedagógica uma das características basilares da Licenciatura em Educação Ambiental do Instituto Politécnico de Bragança, o seu plano curricular permite a integração das Artes Visuais e, em particular, o campo do Design de Comunicação Visual. Neste artigo pretende-se apresentar a conciliação entre o design e a promoção da literacia ambiental, evidenciando como a integração da metodologia projectual pode ser eficaz num contexto de formação de “não designers”, demonstrando que a prática conceptualizadora, analítica e experimental promove educadores ambientais mais habilitados. Através da explanação das estratégias pedagógicas adotadas no contexto de uma proposta de trabalho no âmbito da unidade curricular referida acima, evidenciamos ainda, como o formato “cartaz” continua a ser um meio válido e funcional para a elaboração de mensagens síntese no espaço público, capazes de actuar sobre os comportamentos.Downloads
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Publicado
2019-12-17
Como Citar
Costa, M. A., Pires, L., Mendonça, R., & Rodrigues, M. J. (2019). Cartaz: Um contributo do Design para a formação do Educador Ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 36(3), 319–335. https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9721
Edição
Seção
Seção Especial: V Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa