Parcerias institucionais para promoção da prática cotidiana da Educação Ambiental em escolas

Autores

  • Gabriella Eldereti Machado Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete
  • Janaína Balk Brandão Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6589

Palavras-chave:

Universidade, Secretaria de Meio Ambiente, Professores.

Resumo

A prática docente e a Educação Ambiental (EA) no ambiente da escola se dão por relações que demonstram a importância do tema ao ser parte do processo formador dos sujeitos, devendo ser gerador de mudanças de comportamento e olhar sobre o meio ambiente. Visando contribuir neste sentido, esta pesquisa busca obter a percepção dos professores de duas escolas do município de Alegrete/RS ampliando o conhecimento acadêmico e empírico através análise da prática escolar cotidiana, seus desafios e suas diferentes formas de inserção. Para tanto, adota-se uma metodologia qualitativa para análise dos dados obtidos por meio de entrevistas não estruturadas realizadas com cinco professoras de duas escolas da cidade de Alegrete/RS, no ano de 2016. Como debilidades são mencionados problemas estruturais e financeiros das escolas, a falta de formação continuada de professores com temas voltados ao cotidiano escolar inserindo a EA; necessidade de maior interação entre escola e família. Para além dos pontos relatados pelas entrevistadas, observou-se que o tema em geral não é abordado pelo viés transversal, carecendo da perspectiva interdisciplinar e de ações coordenadas. Neste sentido, obteve-se que a Universidade pode assumir uma função muito significativa no planejamento e concretização das ações de EA, articulando saberes e fomentando a interdisciplinaridade. Outrossim, conclui-se que existe a necessidade de um ‘agente coordenador’, sendo o elo que articula as instituições parceiras e transforma os projetos em algo sistêmico, superando o isolamento das ações.

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Biografia do Autor

Gabriella Eldereti Machado, Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete

Química Licenciada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Campus Alegrete IFFarroupilha Campus Alegrete (2015). Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria (2016). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação UFSM.

Janaína Balk Brandão, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), mestrado e doutorado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (2005; 2011). Atualmente Professora Adjunta III da Universidade Federal de Santa Maria (Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural) e do Programa de Pós Graduação em Extensão Rural.

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Publicado

2017-05-04

Como Citar

Machado, G. E., & Brandão, J. B. (2017). Parcerias institucionais para promoção da prática cotidiana da Educação Ambiental em escolas. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 34(1), 72–91. https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6589

Edição

Seção

Artigos