Educação Ambiental: uma incursão na percepção ambiental e na sensibilização imagética

Autores

  • Fátima Elizabeti Marcomin Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL. Florianópolis/SC

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.4646

Palavras-chave:

percepção, imagética, Educação Ambiental.

Resumo

No Programa de Pós-Graduação em Educação, nível de Mestrado e em eventos da área de Educação Ambiental (EA), caminhamos discutindo e vivenciando estudos e pesquisas envolvendo a fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty e o emprego da imagética como recurso para a sensibilização ambiental. O trabalho representa uma reflexão sobre o uso de imagens do telescópio Hubble (NASA/ESA) como ferramenta para sensibilizar as pessoas acerca da problemática ambiental e da assimilação da dimensão corpórea humana como integrante da dimensão cósmica. A partir da captura das impressões de mestrandos e participantes de eventos da área da EA, discute-se o corpo como elemento da percepção e, esta última, sob a ótica fenomenológica, como o fundo onde todos os atos se manifestam. Incorpora a concepção de que integramos o cosmo e o sagrado e que essa existencialidade repercute sobre a responsabilidade humana em promover processos educativos que impulsionem essa integralidade e que favoreçam a formação de sociedades mais justas, equitativas e de fato sustentáveis.

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Biografia do Autor

Fátima Elizabeti Marcomin, Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL. Florianópolis/SC

Doutora em Ecologia pela UFSCar. Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação – UNISUL. Coordenadora do Grupo de Pesquisa AnPAP-EA/PPGE/UNISUL.

Mais informações: Currículo Lattes

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Publicado

2014-12-29

Como Citar

Marcomin, F. E. (2014). Educação Ambiental: uma incursão na percepção ambiental e na sensibilização imagética. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 31(2), 106–126. https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.4646

Edição

Seção

Artigos