A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ECOMUNITARISTA E A SÍNTESE DE FREIRE E SAVIANI
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v20i0.3861Palavras-chave:
educação ambiental, educação problematizadora, ecomunitarismo.Resumo
Neste trabalho nos propomos refletir brevemente sobre uma falsa contradição entre as propostas de educação problematizadora de Paulo Freire e Dermeval Saviani, a partir da nossa própria proposta de educação ambiental ecomunitarista.Downloads
Referências
AUSTIN, John L. How to do things with words, Ed. Clarendon Press, London, 1062.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, Ed. Paz e Terra, R. de Janeiro, 1970.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade, Ed. Paz e Terra, R. de Janeiro, 1982.
KUHN, Thomas. The structure of scientific revolutions, Ed Chicago Press, Chicago,
LOPEZ VELASCO, Sirio. Fundamentos lógico-linguisticos da ética argumentativa, Ed.
Nova Harmonia, S. Leopoldo, 2003a.
LOPEZ VELASCO, Sirio. Ética para os éculo XXI: rumo ao ecomunitarismo, Ed.
Unisinos, S. Leopoldo, 2003b.
LOPEZ VELASCO, Sirio. Introdução à educação ambiental ecomunitarista, Ed. FURG,
Rio Grande, 2008.
MARX, Karl. Manuscritos e econômico-filosóficos (1844), Ed. Martin Claret, S. Paulo,
PINHEIRO, Marcília. Universalização não garante aprendizado, in ADVERSO, Ed.
ADUFRGS, P. Alegre, nº 146, março 2007, p. 11-18.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia, Ed. Cortez, S. Paulo, 1983.