APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE FÍSICA DAS RADIAÇÕES: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Michely Prestes, Eliane Cappelletto

Resumo


O presente artigo relata uma análise preliminar de uma investigação das idéias dos
alunos, do 3° ano do ensino médio, de uma escola pública estadual, do município de Rio
Grande, sobre a radiação, no ensino da disciplina de Física. Argumenta-se com base
nesta análise, que um dos caminhos eficazes para tornar a aprendizagem significativa e
motivadora, com o objetivo de superar as idéias iniciais e de conhecer a realidade social,
é com o desenvolvimento de uma unidade de aprendizagem (UA) com o tema radiação.
Numa perspectiva de educação ambiental problematizadora, busca-se sistematizar e
contextualizar os conceitos científicos, abordados na UA, focando os benefícios e
prejuízos das aplicações das radiações no cotidiano, de maneira a contribuir com a
formação de cidadãos mais críticos.

Palavras-chave


Educação ambiental, aprendizagem significativa, radiações.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v20i0.3839

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