APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE FÍSICA DAS RADIAÇÕES: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Michely Prestes Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande, RS.
  • Eliane Cappelletto Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande, RS.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v20i0.3839

Palavras-chave:

Educação ambiental, aprendizagem significativa, radiações.

Resumo

O presente artigo relata uma análise preliminar de uma investigação das idéias dos alunos, do 3° ano do ensino médio, de uma escola pública estadual, do município de Rio Grande, sobre a radiação, no ensino da disciplina de Física. Argumenta-se com base nesta análise, que um dos caminhos eficazes para tornar a aprendizagem significativa e motivadora, com o objetivo de superar as idéias iniciais e de conhecer a realidade social, é com o desenvolvimento de uma unidade de aprendizagem (UA) com o tema radiação. Numa perspectiva de educação ambiental problematizadora, busca-se sistematizar e contextualizar os conceitos científicos, abordados na UA, focando os benefícios e prejuízos das aplicações das radiações no cotidiano, de maneira a contribuir com a formação de cidadãos mais críticos.

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Biografia do Autor

Michely Prestes, Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande, RS.

Licenciada e Bacharel em Física; Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, profa. de Física na rede Estadual de Ensino Médio do Rio Grande do Sul – RS, no município de Bagé

Eliane Cappelletto, Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande, RS.

Professora do Departamento de Física- Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

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Publicado

2013-09-09

Como Citar

Prestes, M., & Cappelletto, E. (2013). APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE FÍSICA DAS RADIAÇÕES: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 20. https://doi.org/10.14295/remea.v20i0.3839