PERCEPÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PARA PROCESSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE

Autores

  • Alberto Dias Vieira da Silva Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).
  • Ana Waley Mendonça Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).
  • Fátima Elizabeti Marcomin Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).
  • Kátia Teresinha Mateus Mazzuco Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).
  • Randel Robson Becker Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3188

Palavras-chave:

Percepção ambiental, Educação Ambiental, Universidade.

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa desenvolvida na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), com uma amostra de profissionais que nela atuam na busca de subsidiar programas de Educação Ambiental (EA). Pauta-se na pesquisa quali-quantitativa, elegendo a percepção ambiental como pano de fundo para identificação dos modos de perceber a questão ambiental e sinalização de possíveis estratégias a serem adotadas em processos interventivos na universidade. Dentre os resultados, destaca-se a representação de meio ambiente como natureza a ser preservada e apreciada, seguindo as concepções de Sauvé (1996). Dentre as principais preocupações e cuidados estão questões pertinentes à redução dos níveis de consumo de água, papel, energia e lixo. Os participantes, em sua maioria, consideram importante discutir a questão ambiental na universidade; afirmam que o contato com as questões ambientais emerge, preponderantemente, da influência de recursos midiáticos e indicam as palestras como principal estratégia interventiva educativa. Contudo, a ação na universidade requer um novo olhar para a conduta humana com vistas à sustentabilidade planetária.

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Biografia do Autor

Alberto Dias Vieira da Silva, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

Mestre em Educação. Professor da UNISUL e membro do grupo de pesquisa de Análise e Planejamento Ambiental da Paisagem e Educação Ambiental (AnPAP-EA).

Ana Waley Mendonça, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

Mestre em Educação. Professora da UNISUL e vice-coordenadora do grupo de pesquisa AnPAP-EA.

Fátima Elizabeti Marcomin, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

Doutora em Ecologia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado - UNISUL e coordenadora do grupo de pesquisa de AnPAP-EA

Kátia Teresinha Mateus Mazzuco, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

Doutora em Química. Professora da UNISUL e membro do grupo de pesquisa AnPAP-EA).

Randel Robson Becker, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

Atuou como bolsista nesta pesquisa. Engenheiro Civil - UNISUL.

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Publicado

2012-12-11

Como Citar

Silva, A. D. V. da, Mendonça, A. W., Marcomin, F. E., Mazzuco, K. T. M., & Becker, R. R. (2012). PERCEPÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PARA PROCESSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 27. https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3188