Hermenêutica Filosófica: a linguagem como fundamentação da ontologia ambiental

Autores/as

  • Rodrigo Eder Zambam
  • Humberto Humberto Calloni FURG
  • Humberto Humberto Calloni FURG

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.9186

Palabras clave:

Diálogo. Educação Ambiental. Linguagem.

Resumen

O objetivo do artigo aqui apresentado é resgatar o conceito de linguagem presente na hermenêutica filosófica, como possibilidade de fundamentação da ontologia ambiental. O filósofo alemão Hans-Georg Gadamer retoma o conceito de logos da filosofia grega para compreendermos que linguagem não se reduz à dimensão apofântica, mas apresenta-se como o rastro da finitude humana, nela o mundo se revela. Num primeiro momento retomaremos a discussão feita acerca da relação entre linguagem e mundo e as contribuições para pensarmos uma ontologia ambiental. Num segundo momento discutiremos a concepção de diálogo vivo presente na hermenêutica filosófica e da necessidade de escutarmos o outro como contribuição para os fundamentos da Educação Ambiental.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rodrigo Eder Zambam

Graduado em Filosofia (UPF). Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia (UPF). Mestre em Filosofia (UNISINOS). Doutorando em Educação Ambiental pela FURG/PPGEA. Professor efetivo de Filosofia (FURG).

Humberto Humberto Calloni, FURG

Licenciado em Pedagogia e Filosofia (UFRGS), Mestre e Doutor em Educação (UFRGS). Professor titular de Filosofia (FURG). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa da Complexidade (GEC/CNPq/FURG).

Humberto Humberto Calloni, FURG

Licenciado em Pedagogia e Filosofia (UFRGS), Mestre e Doutor em Educação (UFRGS). Professor titular de Filosofia (FURG). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa da Complexidade (GEC/CNPq/FURG).

Citas

ALMEIDA, Custódio L.S. Hermenêutica e Dialética: dos estudos platônicos ao encontro com Hegel. Porto Alegre: Edipuc, 2002.

BICCA, Luiz. Racionalidade moderna e subjetividade. São Paulo: Loyola, 1997.

CARVALHO, Isabel M.C. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

FLICKINGER, Hans-Georg. A caminho de uma pedagogia hermenêutica. Campinas – SP: Autores Associados, 2010.

FLICKINGER, Hans-Georg. Gadamer & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método I: Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Trad. Flávio Paulo Meurer. 6° ed. Petrópolis: Vozes, 2004a.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método II: complementos e índice. Trad. Enio Paulo Giachini. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004b.

GRÜN, Mauro. Ética e educação ambiental: a conexão necessária. 14. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

OLIVEIRA, Manfredo Araujo. A filosofia na crise da modernidade. São Paulo: Loyola, 1995.

ROHDEN, Luiz. Hermenêutica Filosófica. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 2002.

Publicado

2019-07-20

Cómo citar

Zambam, R. E., Calloni, H. H., & Calloni, H. H. (2019). Hermenêutica Filosófica: a linguagem como fundamentação da ontologia ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 36(2), 359–375. https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.9186

Número

Sección

Artigos