Hermenêutica Filosófica: a linguagem como fundamentação da ontologia ambiental

Autores

  • Rodrigo Eder Zambam
  • Humberto Humberto Calloni FURG
  • Humberto Humberto Calloni FURG

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.9186

Palavras-chave:

Diálogo. Educação Ambiental. Linguagem.

Resumo

O objetivo do artigo aqui apresentado é resgatar o conceito de linguagem presente na hermenêutica filosófica, como possibilidade de fundamentação da ontologia ambiental. O filósofo alemão Hans-Georg Gadamer retoma o conceito de logos da filosofia grega para compreendermos que linguagem não se reduz à dimensão apofântica, mas apresenta-se como o rastro da finitude humana, nela o mundo se revela. Num primeiro momento retomaremos a discussão feita acerca da relação entre linguagem e mundo e as contribuições para pensarmos uma ontologia ambiental. Num segundo momento discutiremos a concepção de diálogo vivo presente na hermenêutica filosófica e da necessidade de escutarmos o outro como contribuição para os fundamentos da Educação Ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Eder Zambam

Graduado em Filosofia (UPF). Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia (UPF). Mestre em Filosofia (UNISINOS). Doutorando em Educação Ambiental pela FURG/PPGEA. Professor efetivo de Filosofia (FURG).

Humberto Humberto Calloni, FURG

Licenciado em Pedagogia e Filosofia (UFRGS), Mestre e Doutor em Educação (UFRGS). Professor titular de Filosofia (FURG). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa da Complexidade (GEC/CNPq/FURG).

Humberto Humberto Calloni, FURG

Licenciado em Pedagogia e Filosofia (UFRGS), Mestre e Doutor em Educação (UFRGS). Professor titular de Filosofia (FURG). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa da Complexidade (GEC/CNPq/FURG).

Referências

ALMEIDA, Custódio L.S. Hermenêutica e Dialética: dos estudos platônicos ao encontro com Hegel. Porto Alegre: Edipuc, 2002.

BICCA, Luiz. Racionalidade moderna e subjetividade. São Paulo: Loyola, 1997.

CARVALHO, Isabel M.C. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

FLICKINGER, Hans-Georg. A caminho de uma pedagogia hermenêutica. Campinas – SP: Autores Associados, 2010.

FLICKINGER, Hans-Georg. Gadamer & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método I: Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Trad. Flávio Paulo Meurer. 6° ed. Petrópolis: Vozes, 2004a.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método II: complementos e índice. Trad. Enio Paulo Giachini. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004b.

GRÜN, Mauro. Ética e educação ambiental: a conexão necessária. 14. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

OLIVEIRA, Manfredo Araujo. A filosofia na crise da modernidade. São Paulo: Loyola, 1995.

ROHDEN, Luiz. Hermenêutica Filosófica. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 2002.

Downloads

Publicado

2019-07-20

Como Citar

Zambam, R. E., Calloni, H. H., & Calloni, H. H. (2019). Hermenêutica Filosófica: a linguagem como fundamentação da ontologia ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 36(2), 359–375. https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.9186

Edição

Seção

Artigos