Desenvolvimento, educação e sustentabilidade: questões emergentes e desafiadoras<br>Development, education and sustainability: emerging and challenging issues<br>Desarrollo, educación y sostenibilidad: cuestiones emergentes y desafiantes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v35i3.7855

Palabras clave:

Desenvolvimento. Sustentabilidade. Educação.

Resumen

O texto apresenta reflexões teóricas sobre a relação entre desenvolvimento, educação, sustentabilidade e o redimensionamento dos conceitos decorrentes das transformações ocorridas após a segunda guerra mundial, das quais modificaram o modo de pensamento em relação ao desenvolvimento e, por conseguinte, o modelo de crescimento econômico. Estes novos paradigmas incitaram mudanças em todos os campos da sociedade: econômico, político, social, ambiental e, principalmente, educacional. Finaliza-se as reflexões concluindo que é necessária a articulação entre meio ambiente, relações sociais, educação e desenvolvimento, reconhecendo a interdependência entre os seres e da complexa teia de relações entre eles. Requer pensar uma educação ancorada “na” e “para” a sustentabilidade. This paper presents theoretical reflections on the relationship between development, education, sustainability and resizing the concepts arising from transformations that occurred after World War II, which changed, substantially the mode of development and the economic growth model. These new paradigms urged changes in all fields of society: economic, political, social, environmental, and especially education. Ends up the reflections concluding that it is necessary the articulation between the environment, social relations, education and development, recognizing the interdependence between human beings and complex web of relationships between them. Requires thinking a docked education "in" and "to" sustainability. Este artículo presenta reflexiones teóricas sobre la relación entre el desarrollo, la educación, la sostenibilidad y el cambio de tamaño de los conceptos derivados de los cambios que se produjeron después de la Segunda Guerra Mundial, que cambió sustancialmente la forma de pensar en relación con el desarrollo. Estos nuevos paradigmas instaron a los cambios en todos los ámbitos de la sociedad: económicos, políticos, sociales, ambientales y de educación especial. Termina las reflexiones que concluyen que es necesario la articulación entre el medio ambiente, las relaciones sociales, la educación y el desarrollo, reconociendo la interdependencia entre los seres humanos y la compleja red de relaciones entre ellos. Requiere pensar una educación atracado "en" y "para" la sostenibilidad.

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Biografía del autor/a

Marlene Barbosa de Freitas Reis, Universidade Estadual de Goiás

Pós doutora em Gestão da Informação e Conhecimento pela Universidade do Porto, Portugal (2015). Doutorado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela UFRJ (2013). Mestrado em Ciências da Educação Superior pela Universidad de La Habana - Cuba (2003). Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1989).

Daniela da Costa Britto Pereira Lima, Universidade Federal de Goiás

FE-Universidade Federal de Goiás e Pesquisadora CNPq Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - FE/UFG Editora Associada da RBPAE - Anpae Líder do GEaD - Grupo de pesquisa em tecnologias e educação a distância/CNPq

Mônica Desiderio

Pós-Doutorado em Políticas Públicas de Inovação em Saúde - CDTS/Fiocruz (2013). Doutorado em Ciências Sociais pela UFRRJ (2008). Mestrado em Administração pelo Unimonte (2003).

Citas

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Publicado

2018-12-20

Cómo citar

de Freitas Reis, M. B., Britto Pereira Lima, D. da C., & Desiderio, M. (2018). Desenvolvimento, educação e sustentabilidade: questões emergentes e desafiadoras<br>Development, education and sustainability: emerging and challenging issues<br>Desarrollo, educación y sostenibilidad: cuestiones emergentes y desafiantes. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 35(3), 4–22. https://doi.org/10.14295/remea.v35i3.7855

Número

Sección

Artigos