A prática dialógica - argumentativa nas aulas de educação socioambiental

Autores/as

  • Renata Alves de Brito Universidade Federal Rural de Pernambuco/Universidade de Pernambuco
  • Gilvaneide Ferreira de Oliveira Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4732

Palabras clave:

diálogo argumentativo, prática pedagógica, Educação Ambiental, formação docente.

Resumen

Este trabalho apresenta resultados referentes à investigação da existência da prática dialógica argumentativa durante as aulas de Educação Ambiental. Trata-se de uma pesquisa exploratória, realizada numa escola pública, da rede municipal na cidade de São Lourenço da Mata, PE, tendo como sujeito desta investigação, uma educadora e sua turma do Ensino Fundamental I. Os dados foram coletados através da videogravação e posteriormente a transcrição, observação e diário de campo. Os resultados nos indica certo desconforto e despreparo na condução na mediação do diálogo argumentativo, além do desconhecimento da educadora com a temática da Educação Ambiental. Esses resultados nos mostram a necessidade de formação continuada, a fim de que os professores/as possam conhecer novas estratégias didáticas a serem introduzidas em prática didático-pedagógica, possibilitando assim uma reflexão crítica de suas ações na sala de aula, bem como, a inserção do diálogo argumentativo neste espaço.

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Publicado

2015-11-23

Cómo citar

Brito, R. A. de, & Oliveira, G. F. de. (2015). A prática dialógica - argumentativa nas aulas de educação socioambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 71–83. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4732