O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: A PARTICIPAÇÃO DOS PROGRAMAS OFICIAIS

Autores/as

  • Maria Angélica Penatti Pipitone Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo – ESALQ/USP, Piracicabna, São Paulo.
  • Shadia Katari Nossllala Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo – ESALQ/USP, Piracicabna, São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v25i0.3375

Palabras clave:

educação ambiental, temas transversais, parâmetros curriculares nacionais, programa nacional de educação ambiental.

Resumen

O objetivo desta pesquisa foi identificar como se desenvolve a educação ambiental no interior das escolas de ensino fundamental. Para tanto, foram coletadas informações por meio de questionários e entrevistas, em três escolas estaduais paulistas de ensino fundamental localizadas no município de Piracicaba, estado de São Paulo. Também foi investigada a qualificação dos professores para desenvolver a educação ambiental como tema transversal no ensino fundamental. Verificou-se que os documentos oficiais do Ministério da Educação e do Meio Ambiente não são amplamente utilizados nas escolas e, em contrapartida, foi constatada a adesão dos professores aos materiais de apoio didático para educação ambiental elaborados por empresas privadas.

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Biografía del autor/a

Maria Angélica Penatti Pipitone, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo – ESALQ/USP, Piracicabna, São Paulo.

Doutora em Educação, professora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo – ESALQ/USP.

Shadia Katari Nossllala, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo – ESALQ/USP, Piracicabna, São Paulo.

Acadêmica do Curso de Engenharia Agronômica da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo-ESALQ/USP.

Publicado

2013-03-10

Cómo citar

Pipitone, M. A. P., & Nossllala, S. K. (2013). O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: A PARTICIPAÇÃO DOS PROGRAMAS OFICIAIS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 25. https://doi.org/10.14295/remea.v25i0.3375