AVALIAÇÃO DO CURSO E DA SITUAÇÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA DOS EGRESSOS DA GESTÃO AMBIENTAL DA ESALQ/USP
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3252Palabras clave:
gestão ambiental, inserção profissional, formação ambiental.Resumen
Apesar de já existirem 191 cursos de graduação no Brasil, são incipientes as análises e os estudos sobre a formação e a atuação profissional dos graduados em Gestão Ambiental. A presente pesquisa teve o objetivo de caracterizar diferentes aspectos da situação profissional e acadêmica dos egressos da Gestão Ambiental da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Coletaram-se os dados a partir da aplicação, em abril e maio de 2010, por meio eletrônico, de um questionário composto por questões abertas e fechadas. Dos 140 egressos do curso, 111 (79,3%) responderam às perguntas propostas. A pesquisa apontou a diversidade de temas, de instituições e de recortes espaciais na atuação dos gestores ambientais, além de ter caracterizado as dificuldades e as facilidades relacionadas à inserção no mercado de trabalho, à situação profissional atual, à faixa salarial, o grau de satisfação, à realização de pós-graduação, à opinião sobre lacunas e pontos fortes do curso, entre outras questões. Configura-se, dessa forma, como um subsídio para aprimorar o curso de Gestão Ambiental da ESALQ/USP e para discutir a formação e a atuação profissional na área, em um âmbito mais amplo.Descargas
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Publicado
2013-01-13
Cómo citar
Morgado, R. P., Geroto, C. G., & Ramalho, A. C. G. (2013). AVALIAÇÃO DO CURSO E DA SITUAÇÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA DOS EGRESSOS DA GESTÃO AMBIENTAL DA ESALQ/USP. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 27. https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3252
Número
Sección
Artigos