A inserção da Educação Ambiental em currículos universitários e suas contribuições para formação profissional no contexto contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.14013Palavras-chave:
Educação Ambiental. Neoliberalismo. Currículos universitários.Resumo
O presente estudo apresenta recortes que provém de uma tese desenvolvida junto ao Programa de Pós-graduação em Educação da UNIVALI. Tendo como objeto central de estudo a inserção da EA nos currículos universitários, o estudo objetiva sobretudo: Apontar contribuições da inserção da EA nos currículos universitários para formação profissional no contexto contemporâneo. Em uma abordagem qualitativa, como metodologia para coleta de dados faz uso da Netnografia (KOZINETS, 2014), os dados são analisados por meio da Análise Textual Discursiva – ATD (MORAES; GALIAZZI, 2011). Como principais achados, destacamos a compreensão do investimento neoliberal na individualização dos sujeitos para torná-los despolitizados, buscando distanciá-los por exemplo, de debates públicos que inferem diretamente na sociedade, portanto, a inserção da EA na formação profissional apresenta-se como resistência a lógica, por contribuir para formação de sujeitos críticos e ativos na busca e reivindicação de espaços e respeito as multiplicidades.
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