AVALIAÇÃO DO CURSO E DA SITUAÇÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA DOS EGRESSOS DA GESTÃO AMBIENTAL DA ESALQ/USP

Authors

  • Renato Pellegrini Morgado USP
  • Carol Garcia Geroto ESALQ/USP
  • Ariane Carvalho Gonçalves Ramalho ESALQ/USP

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3252

Keywords:

gestão ambiental, inserção profissional, formação ambiental.

Abstract

Apesar de já existirem 191 cursos de graduação no Brasil, são incipientes as análises e os estudos sobre a formação e a atuação profissional dos graduados em Gestão Ambiental. A presente pesquisa teve o objetivo de caracterizar diferentes aspectos da situação profissional e acadêmica dos egressos da Gestão Ambiental da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Coletaram-se os dados a partir da aplicação, em abril e maio de 2010, por meio eletrônico, de um questionário composto por questões abertas e fechadas. Dos 140 egressos do curso, 111 (79,3%) responderam às perguntas propostas. A pesquisa apontou a diversidade de temas, de instituições e de recortes espaciais na atuação dos gestores ambientais, além de ter caracterizado as dificuldades e as facilidades relacionadas à inserção no mercado de trabalho, à situação profissional atual, à faixa salarial, o grau de satisfação, à realização de pós-graduação, à opinião sobre lacunas e pontos fortes do curso, entre outras questões. Configura-se, dessa forma, como um subsídio para aprimorar o curso de Gestão Ambiental da ESALQ/USP e para discutir a formação e a atuação profissional na área, em um âmbito mais amplo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Renato Pellegrini Morgado, USP

Gestor Ambiental (ESALQ/USP), mestrando do Programa de Ciência Ambiental da USP (PROCAM/USP).

Carol Garcia Geroto, ESALQ/USP

Graduada em Gestão Ambiental (ESALQ/USP

Ariane Carvalho Gonçalves Ramalho, ESALQ/USP

Graduanda em Gestão Ambiental (ESALQ/USP).

Published

2013-01-13

How to Cite

Morgado, R. P., Geroto, C. G., & Ramalho, A. C. G. (2013). AVALIAÇÃO DO CURSO E DA SITUAÇÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA DOS EGRESSOS DA GESTÃO AMBIENTAL DA ESALQ/USP. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 27. https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3252