A educação ambiental não-formal em espaços públicos

o caso do lago Braço Morto, Imbé, litoral norte do Rio Grande do Sul

Autores

  • Moseli Romana Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS https://orcid.org/0000-0003-4882-2700
  • Marc François Richter Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Lisiane Acosta Ramos Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.14338

Palavras-chave:

Lago Braço Morto, Ictiofauna, Avifauna, Educação Ambiental

Resumo

Neste artigo serão apresentados os resultados de um inventário de aves e peixes realizado no Lago Braço Morto, Imbé, Litoral Norte do Rio Grande do Sul, que foram utilizados para o desenvolvimento de mídias visuais com fins de sensibilização ambiental e com vistas à preservação das espécies e do ambiente. O inventário ocorreu entre junho de 2019 e fevereiro de 2020. Para o levantamento da avifauna foi utilizada uma luneta monóculo Sv 49 e para a ictiofauna utilizou-se puçá, covo e rede de emalhar, além do uso de guias de identificação. A partir dos dados biológicos, confeccionou-se placas informativas, que foram instaladas no local. Desenvolveu-se ainda uma página no Instagram® para a divulgação do projeto e de seus resultados, podendo ser atualizada constantemente.

 

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Biografia do Autor

Moseli Romana, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Mestre em Ambiente e Sustentabilidade pela Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Bióloga Responsável Técnica na empresa MSC Assessoria, Consultoria e Licenciamento Ambiental. Professora do Ensino Fundamental na disciplina de Ciências da Natureza.

Marc François Richter, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Doutor em Bioquímica pela universidade Albert-Ludwigs Universität Freiburg, Alemanha. Professor adjunto na UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Leciona nas áreas de Gestão Ambiental, Nutrição e Ciência de Alimentos (UERGS), além de ser editor chefe do Blog REPENSE, voltado para a divulgação e conscientização sobre sustentabilidade e meio ambiente.

Lisiane Acosta Ramos, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Doutora em Oceanografia Biológica. Mestre em Oceanografia Biológica. Especialista em Sistemática e Biodiversidade Animal, Mídias na Educação. Professora adjunta na UERGS, campus Litoral Norte - Osório, ministra aulas nos cursos de Biologia Marinha, Pedagogia (graduação) e Meio Ambiente e Biodiversidade (pós-graduação).

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Publicado

2023-08-18

Como Citar

Romana, M., François Richter, M., & Acosta Ramos, L. (2023). A educação ambiental não-formal em espaços públicos: o caso do lago Braço Morto, Imbé, litoral norte do Rio Grande do Sul. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 40(2), 412–431. https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.14338