O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: A PARTICIPAÇÃO DOS PROGRAMAS OFICIAIS

Maria Angélica Penatti Pipitone, Shadia Katari Nossllala

Resumo


O objetivo desta pesquisa foi identificar como se desenvolve a educação ambiental no interior das escolas de ensino fundamental. Para tanto, foram coletadas informações por meio de questionários e entrevistas, em três escolas estaduais paulistas de ensino fundamental localizadas no município de Piracicaba, estado de São
Paulo. Também foi investigada a qualificação dos professores para desenvolver a educação ambiental como
tema transversal no ensino fundamental. Verificou-se que os documentos oficiais do Ministério da Educação e do Meio Ambiente não são amplamente utilizados nas escolas e, em contrapartida, foi constatada a adesão dos professores aos materiais de apoio didático para educação ambiental elaborados por empresas privadas.

Palavras-chave


educação ambiental; temas transversais; parâmetros curriculares nacionais; programa nacional de educação ambiental.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v25i0.3375

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