ADAPTAÇÃO E VALIDAÇÃO DO QUESTIONÁRIO QUANTO À FORMAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Maria dos Anjos Cunha Silva Borges Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora,(CES/JF), Juiz de Fora, Minas Gerais.
  • Aurélio Ferreira Borges Instituto Federal de Educação de Rondônia, Campus Colorado do Oeste - Rodovia RO 399, Km 5, Zona Rural. Cep 76993-000, Colorado do Oeste - RO.
  • José Luiz Pereira de Rezende Universidade Federal de Lavras, UFLA, Lavras, Minas Gerais.
  • Luís Antônio Coimbra Borges Universidade Federal de Lavras, UFLA, Lavras, Minas Gerais.
  • Rosângela Alves Tristão Borém Universidade Federal de Lavras, UFLA, Lavras, Minas Gerais.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v26i0.3344

Palavras-chave:

Formação ambiental, psicrométricas, avaliação, questionário.

Resumo

No presente trabalho é descrita a adaptação para o português brasileiro do Questionário sobre Formação Ambiental (QFA), que permite a avaliação da Formação Ambiental de estudantes universitários. Após ter sido traduzido e retrovertido, com a ajuda de um professor perito, o QFA foi administrado a duas amostras: uma de estudantes universitários (N=166) e outra de servidores públicos (N=13) e foi avaliada a validez de conteúdo, a confiabilidade e a validade de construção. As propriedades psicométricas encontradas atestam a qualidade do instrumento. A análise fatorial mostra que a estrutura fatorial confirma a hipótese relativa à validade de construção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria dos Anjos Cunha Silva Borges, Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora,(CES/JF), Juiz de Fora, Minas Gerais.

Licenciada em Letras, Mestranda em Letras pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora-MG (CES/JF).

Aurélio Ferreira Borges, Instituto Federal de Educação de Rondônia, Campus Colorado do Oeste - Rodovia RO 399, Km 5, Zona Rural. Cep 76993-000, Colorado do Oeste - RO.

Sou bolsista de pós-doutorado júnior pelo CNPQ. Sou Técnico em Agropecuária, profissão obtida no IF Goiano. Graduei-me em Licenciatura Plena em Ciências Agrícolas na UFRRJ (1992). Concluí Mestrado em Zootecnia na UFV (2001) e Doutorado em Engenharia Florestal na UFLA (2011). Sou Pós Doutorando em Ciências Florestais na UFLA (desde abril/2011). Sou professor no IFMG/IFRO desde 1992. Atuo em: Bioclimatologia para Aves e Suínos, Nutrição de Aves, Peixes de Água Doce e Suínos, Educação, Gestão e Legislação Ambiental e Análise de Investimento e de Projetos em Ciências Florestais.

José Luiz Pereira de Rezende, Universidade Federal de Lavras, UFLA, Lavras, Minas Gerais.

Engenheiro Florestal, Pós-Doutor em Ciências Florestais; Professor do curso stricto sensu em Ciências Florestais pela UFLA, área de atuação em Gestão Ambiental.

Luís Antônio Coimbra Borges, Universidade Federal de Lavras, UFLA, Lavras, Minas Gerais.

Engenheiro Florestal, Doutor em Ciências Florestais; Professor do curso stricto sensu em Engenharia Florestal pela UFLA, área de atuação em Legislação Ambiental.

Rosângela Alves Tristão Borém, Universidade Federal de Lavras, UFLA, Lavras, Minas Gerais.

Engenheira Florestal, Doutora em Produção Vegetal; Professora do curso stricto sensu em Ecologia Aplicada pela UFLA, área de atuação em Educação Ambiental e Planejamento Ambiental.

Downloads

Publicado

2013-02-25

Como Citar

Borges, M. dos A. C. S., Borges, A. F., Rezende, J. L. P. de, Borges, L. A. C., & Borém, R. A. T. (2013). ADAPTAÇÃO E VALIDAÇÃO DO QUESTIONÁRIO QUANTO À FORMAÇÃO AMBIENTAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 26. https://doi.org/10.14295/remea.v26i0.3344