FORMAÇÃO AMBIENTAL DOS UNIVERSITÁRIOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO GOIANO

Autores

  • Aurélio Ferreira Borges Instituto Federal de Educação de Rondônia, Campus Colorado do Oeste - Rodovia RO 399, Km 5, Zona Rural. Cep 76993-000, Colorado do Oeste - RO.
  • Maria dos Anjos Cunha Silva Borges Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora-MG (CES/JF).
  • José Luiz Pereira de Rezende Universidade Federal de Lavras (UFLA).
  • Maria do Socorro Guedes Freitas Durigon Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica-RJ.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3124

Palavras-chave:

Curso de graduação, Idade dos Universitários, Formação Ambiental, Educação Ambiental.

Resumo

O objetivo do estudo foi caracterizar a Formação Ambiental que receberam os graduandos do Instituto Federal de Educação Goiano (IF Goiano), Campus Rio Verde, analisando as variáveis sociodemográficas curso de graduação e idade dos estudantes. No estudo, foi desenvolvida a adaptação para o português brasileiro do Questionário de Formação Ambiental (QFA), traduzido para a língua portuguesa por professor especialista na língua espanhola, que permitiu avaliar a Formação Ambiental de estudantes universitários. O QFA foi administrado a uma amostra de 166 graduandos (N=166). Nesta amostra foi avaliada a confiabilidade e as variáveis sociodemográficas idade e curso de graduação. As propriedades psicométricas encontradas atestam a qualidade do instrumento de medição da Formação Ambiental. Os resultados revelaram que a Formação Ambiental obtida pelos estudantes da amostra, nos currículos dos cursos de graduação, é variável segundo o curso de graduação e idade dos universitários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aurélio Ferreira Borges, Instituto Federal de Educação de Rondônia, Campus Colorado do Oeste - Rodovia RO 399, Km 5, Zona Rural. Cep 76993-000, Colorado do Oeste - RO.

Sou bolsista de pós-doutorado júnior pelo CNPQ. Sou Técnico em Agropecuária, profissão obtida no IF Goiano. Graduei-me em Licenciatura Plena em Ciências Agrícolas na UFRRJ (1992). Concluí Mestrado em Zootecnia na UFV (2001) e Doutorado em Engenharia Florestal na UFLA (2011). Sou Pós Doutorando em Ciências Florestais na UFLA (desde abril/2011). Sou professor no IFMG/IFRO desde 1992. Atuo em: Bioclimatologia para Aves e Suínos, Nutrição de Aves, Peixes de Água Doce e Suínos, Educação, Gestão e Legislação Ambiental e Análise de Investimento e de Projetos em Ciências Florestais.

Maria dos Anjos Cunha Silva Borges, Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora-MG (CES/JF).

Licenciada em Letras. Mestre em Letras pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora-MG (CES/JF). Campus Verbum Divinum.

José Luiz Pereira de Rezende, Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Doutor em Engenharia Florestal. Pós-Doutor em Ciências Florestais. Professor do curso de Doutorado em Engenharia Florestal da UFLA.

Maria do Socorro Guedes Freitas Durigon, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica-RJ.

Licenciada em Economia Doméstica. Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Professora pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Downloads

Publicado

2012-11-27

Como Citar

Borges, A. F., Borges, M. dos A. C. S., Rezende, J. L. P. de, & Durigon, M. do S. G. F. (2012). FORMAÇÃO AMBIENTAL DOS UNIVERSITÁRIOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO GOIANO. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 28. https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3124