A IMPORTÂNCIA DO PROJETO AGROPEDAGÓGICO DE AGRICULTURA ORGÂNICA PARA A ESCOLA MUNICIPAL DEOCLIDES DE ANDRADE LIMA, VICÊNCIA – PERNAMBUCO

Maria Cristina Medeiros, Luciano Cintrão Barros

Resumo


A agricultura orgânica consiste em um conjunto de processos de produção agrícola que considera a fertilidade
como função direta da matéria orgânica contida no solo, resgatando não só as antigas práticas agrícolas, mas
também procurando adaptá-las às novas tecnologias em busca da garantia de uma produção econômica e
ambientalmente sustentável. O presente trabalho tem como objetivo principal demonstrar a importância da
agricultura orgânica para os alunos da escola Deoclides de Andrade, localizada no Município de Vicência (PE),
como também para a sociedade local envolvida no projeto. Os métodos de pesquisa utilizados foram basicamente o levantamento bibliográfico dos diversos trabalhos já realizados sobre o tema abordado, entrevista aos professores da instituição e o acompanhamento de todas as etapas de desenvolvimento do projeto de agricultura orgânica na escola. O projeto agropedagógico é um verdadeiro laboratório de aprendizagem viva, onde se oportuniza também o conhecimento científico, através de aulas teóricas e práticas vivenciadas pelos alunos com os responsáveis pelo projeto (gestores e técnicos agrícolas). Os principais vegetais cultivados no projeto são: coentro, tomate, cebolinha, couve, couve flor, brócolis, beterraba, cenoura, alface, berinjela, pepino, pimentão. Essas iniciativas fizeram com que as famílias envolvidas no projeto reproduzissem hortas em suas residências, com os mesmos processos de aprendizagem desenvolvidos no projeto agropedagógico, onde são utilizados os conhecimentos para manutenção e desenvolvimento das hortaliças, ações conjuntas benéficas para a saúde humana e ambiental. Conclui-se dizendo que a pesquisa ora apresentada não é apenas um mero projeto escolar e sim uma alternativa para solução de problemas ambientais no campo, exercitando a capacidade dos alunos de perceber, analisar e interagir com a sua própria realidade local.

Palavras-chave


Agricultura Orgânica;Escola Deoclides Lima;Vicência- PE.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3241

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental



Indexadores
Portal de Periódicos - Capes Repositório DSpace Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - IBICT Diadorim Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras Google Acadêmico The Elektronische Zeitschriftenbibliothek (Alemanha) OEI - Biblioteca Digital Diretório Luso-Brasileiro Repositórios e Revistas de Acesso Aberto LATINDEX REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico)
Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., E-ISSN 1517-1256, ISSN 2318-4884, Rio Grande, Brasil.