PESQUISA-AÇÃO E CONTEXTO ESCOLAR: OFICINAS DE EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL EM BACIA HIDROGRÁFICA

Autores

  • Vivian Battaini Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) e Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”,ESALQ. Piracicaba, São Paulo.
  • Laura Alves Martirani Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”,ESALQ. Piracicaba, São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3494

Palavras-chave:

Educomunicação socioambiental, pesquisa-ação, escola.

Resumo

O artigo descreve e analisa uma pesquisa que propõe metodologia participativa e dialógica para trabalhar a educação e a comunicação ambiental no contexto escolar. As oficinas de educomunicação socioambiental na bacia hidrográfica foram construídas através de uma pesquisa baseada na pesquisa-ação. As intervenções foram organizadas e oferecidas em sequência em quatro escolas, de forma que os métodos empregados fossem aperfeiçoados em um processo contínuo de análise e reflexão para melhoria das práticas pedagógicas. Entre as considerações finais destaca-se o potencial das intervenções para auxiliar a formação de cidadãos críticos e atuantes no ambiente no qual estão inseridos e a contribuição da pesquisa-ação no desenvolvimento de pesquisa em educação aplicada e integrada à extensão universitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivian Battaini, Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) e Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”,ESALQ. Piracicaba, São Paulo.

Bióloga, mestranda do Programa de Pós-graduação Interunidades em Ecologia Aplicada do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) e Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ).

Laura Alves Martirani, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”,ESALQ. Piracicaba, São Paulo.

Doutora em Educação pela USP. Docente do Depto de Economia, Administração e Sociologia. Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ).

Downloads

Publicado

2013-04-16

Como Citar

Battaini, V., & Martirani, L. A. (2013). PESQUISA-AÇÃO E CONTEXTO ESCOLAR: OFICINAS DE EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL EM BACIA HIDROGRÁFICA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 27. https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3494