PESQUISA-AÇÃO E CONTEXTO ESCOLAR: OFICINAS DE EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL EM BACIA HIDROGRÁFICA

Vivian Battaini, Laura Alves Martirani

Resumo


O artigo descreve e analisa uma pesquisa que propõe metodologia participativa e dialógica para trabalhar a
educação e a comunicação ambiental no contexto escolar. As oficinas de educomunicação socioambiental na bacia hidrográfica foram construídas através de uma pesquisa baseada na pesquisa-ação. As intervenções foram organizadas e oferecidas em sequência em quatro escolas, de forma que os métodos empregados fossem aperfeiçoados em um processo contínuo de análise e reflexão para melhoria das práticas pedagógicas. Entre as
considerações finais destaca-se o potencial das intervenções para auxiliar a formação de cidadãos críticos e
atuantes no ambiente no qual estão inseridos e a contribuição da pesquisa-ação no desenvolvimento de pesquisa em educação aplicada e integrada à extensão universitária.

Palavras-chave


Educomunicação socioambiental; pesquisa-ação; escola.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3494

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