COMISSÕES DE MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA NA ESCOLA (COMVIDA): O IDEAL E O REAL NOS PROCESSOS DE PARTICIPAÇÃO

Áurea da Silva Garcia, Icléia Albuquerque de Vargas

Resumo


As Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida nas Escolas (Com-Vida) surgem a partir de demandas
colocadas na I Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (2003), momento em que jovens de
todo o país solicitaram a organização de conselhos jovens de meio ambiente e a elaboração da Agenda 21
Escolar. Desta forma, foi proposto o programa “Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas” que tem, como uma
das ações estruturantes, a Com-Vida. Destaca-se, dentre os objetivos do programa Com-Vida, a elaboração da
Agenda 21 Escolar, por meio de planejamento participativo com o envolvimento da comunidade escolar. O
trabalho ora apresentado deriva de uma pesquisa de cunho qualitativo, um Estudo de Caso, que analisou dez
escolas da cidade de Campo Grande (MS), desenvolvendo, como proposta de intervenção, oficinas para criação e
fomento da Com-Vida em duas das escolas investigadas. Para tanto, foi utilizada a proposta metodológica
“Oficina de Futuro” prescrita pelo programa Com-Vida. Das várias possibilidades e entraves encontrados, a questão da participação permeou e constituiu-se um fator determinante para se alcançar os sonhos almejados,
caracterizando-se, portanto, como fundamental a efetividade e legitimidade da participação para o fortalecimento de políticas públicas voltadas para a Educação Ambiental.

Palavras-chave


Educação Ambiental, Com-Vida, Agenda 21 Escolar, Participação.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3194

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