COMISSÕES DE MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA NA ESCOLA (COMVIDA): O IDEAL E O REAL NOS PROCESSOS DE PARTICIPAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3194Palavras-chave:
Educação Ambiental, Com-Vida, Agenda 21 Escolar, Participação.Resumo
As Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida nas Escolas (Com-Vida) surgem a partir de demandas colocadas na I Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (2003), momento em que jovens de todo o país solicitaram a organização de conselhos jovens de meio ambiente e a elaboração da Agenda 21 Escolar. Desta forma, foi proposto o programa “Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas” que tem, como uma das ações estruturantes, a Com-Vida. Destaca-se, dentre os objetivos do programa Com-Vida, a elaboração da Agenda 21 Escolar, por meio de planejamento participativo com o envolvimento da comunidade escolar. O trabalho ora apresentado deriva de uma pesquisa de cunho qualitativo, um Estudo de Caso, que analisou dez escolas da cidade de Campo Grande (MS), desenvolvendo, como proposta de intervenção, oficinas para criação e fomento da Com-Vida em duas das escolas investigadas. Para tanto, foi utilizada a proposta metodológica “Oficina de Futuro” prescrita pelo programa Com-Vida. Das várias possibilidades e entraves encontrados, a questão da participação permeou e constituiu-se um fator determinante para se alcançar os sonhos almejados, caracterizando-se, portanto, como fundamental a efetividade e legitimidade da participação para o fortalecimento de políticas públicas voltadas para a Educação Ambiental.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-12-12
Como Citar
Garcia, Áurea da S., & Vargas, I. A. de. (2012). COMISSÕES DE MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA NA ESCOLA (COMVIDA): O IDEAL E O REAL NOS PROCESSOS DE PARTICIPAÇÃO. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 27. https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3194
Edição
Seção
Artigos