A abordagem da Educação Ambiental na segunda e na terceira versão da Base Nacional Comum Curricular

Autores

  • Mariana Ferreira Bittencourt Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Edinaldo Medeiros Carmo Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v38i2.12737

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular. Ciências. Educação Ambiental.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a abordagem da Educação Ambiental na segunda e terceira versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os anos finais do Ensino Fundamental, especificamente na área de Ciências da Natureza. Para isso, realizamos uma análise documental e discutimos as diferentes abordagens da Educação Ambiental nas duas versões dos documentos. Esse estudo pretende destacar a relevância que essa temática possui, ao propiciar a formação de cidadãos críticos e participativos, além das crescentes demandas em relação à melhoria da qualidade de vida, ao consumo consciente e à preservação do meio ambiente. Porém, ao investigarmos a abordagem da Educação Ambiental na BNCC, percebemos certos reducionismos, tendo predomínio das questões voltadas às perspectivas ecológicas. Desse modo, observamos que não houve um avanço significativo para o fortalecimento da Educação Ambiental no currículo da disciplina escolar Ciências.

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Biografia do Autor

Mariana Ferreira Bittencourt , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Discente do curso de licenciatura em Ciências Biol´ógicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

 

Edinaldo Medeiros Carmo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Licenciado em Ciências Biológicas pela UEFS, mestre em Educação UFBA e doutor em Educação pela UFF. É Professor Titular no Departamento de Ciências Naturais da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação desta universidade.

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Publicado

2021-08-20

Como Citar

Ferreira Bittencourt , M. ., & Medeiros Carmo, E. (2021). A abordagem da Educação Ambiental na segunda e na terceira versão da Base Nacional Comum Curricular. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 38(2), 200–216. https://doi.org/10.14295/remea.v38i2.12737