PELAS LENTES DAS CÂMERAS DOS ALUNOS: A FOTOGRAFIA NA RESSIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS GEOGRÁFICOS E AMBIENTAIS

Autores

  • Ires de Oliveira Furtado
  • Carmem Lúcia Lascano Pinto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.
  • Patrícia Mendes Calixto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – Campus Bagé, RS.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3165

Palavras-chave:

Geografia, Educação Ambiental, Fotografia.

Resumo

As tecnologias de informação e comunicação estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. O celular e as câmeras digitais são equipamentos de uso comum entre muitos adolescentes, como foi possível identificar no grupo de jovens participantes desse estudo. Esse fato permitiu a proposição de uma atividade para o desenvolvimento dos conceitos da Geografia Urbana e da Educação Ambiental a partir de fotografias da cidade em que residem pretendendo-se que através da análise crítica possam transpor o conhecimento produzido para as escalas regional, nacional e/ou global. A imagem fotográfica, realiza uma desaceleração do olhar, permitindo que os elementos que parecem não carregar sentido no processo de formação da cidade, sejam mais bem compreendidos pelos alunos, permitindo também que se sintam parte integrante da dinâmica de produção do espaço. A pesquisa qualitativa, com opção pela pesquisa-ação, guiou o estudo. Ao longo do percurso formativo identificou-se o envolvimento dos estudantes com o processo e a ressignificação de alguns conceitos em relação à Geografia e a Educação Ambiental, assim como que essa atividade despertou para a autoria e para a compreensão de que são produtores de saberes e de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ires de Oliveira Furtado

Licenciada em Geografia e Especialista em Educação. Professora da rede estadual e integrante do Grupo de Pesquisas FORMARE.

Carmem Lúcia Lascano Pinto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

Licenciada em Educação Física, Mestre e Doutora em Educação, Professora dos cursos de Pós-Graduação Lato e Strictu Sensu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense e coordenadora do Grupo de Pesquisa FORMARE.

Patrícia Mendes Calixto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – Campus Bagé, RS.

Bacharel em Geografia, Mestre e Doutoranda em Educação Ambiental, Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – Campus Bagé.

Downloads

Publicado

2012-12-05

Como Citar

Furtado, I. de O., Pinto, C. L. L., & Calixto, P. M. (2012). PELAS LENTES DAS CÂMERAS DOS ALUNOS: A FOTOGRAFIA NA RESSIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS GEOGRÁFICOS E AMBIENTAIS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 28. https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3165