O MEIO AMBIENTE “PRODUZIDO” PELAS ONGs: REFLEXÕES SOBRE A RECEPÇÃO DE CAMPANHAS AMBIENTALISTAS
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3103Palavras-chave:
Campanhas ambientalistas, Estudantes do Ensino Médio, Narrativas.Resumo
Neste artigo, ponderamos sobre processos de significação que artefatos como vídeos e fotografias produzidos por Organizações Não-Governamentais (ONGs) ambientalistas suscitam entre estudantes do ensino médio. Para pensar a esse respeito, criamos um ciclo de oficinas sobre meio ambiente na mídia direcionado a estudantes da Escola Estadual Rocha Cavalcanti, em União dos Palmares, AL. Nestes encontros, as participantes foram convidadas a analisar fotografias e vídeos produzidos por ONGs ambientalistas para veiculação na mídia, bem como discutir questões ambientais que estes materiais suscitavam. Ao tramar os fios da pesquisa, procuramos tecer conexões entre os diferentes elementos elaborados ao longo das atividades, de maneira a possibilitar reflexões sobre o que se deu nas oficinas por meio de tópicos ou categorias de análise. Discutimos ao longo do trabalho temas recorrentes durante os encontros, tais como a centralidade das árvores nos discursos ambientais, a visão catastrófica de meio ambiente e a importância da legislação ambiental. Por fim, percebemos que as campanhas ambientalistas das ONGs tiveram os seus discursos veiculados facilmente “reconhecidos” pelos participantes das oficinas; contudo, em alguns casos, houve um refletir mais apurado sobre o que se estava vendo e ouvindo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-25
Como Citar
da Silva Correia, C. J., & Sampaio, S. M. V. de. (2012). O MEIO AMBIENTE “PRODUZIDO” PELAS ONGs: REFLEXÕES SOBRE A RECEPÇÃO DE CAMPANHAS AMBIENTALISTAS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 28. https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3103
Edição
Seção
Artigos