Ser educador ambiental: entre retalhos de textos de identidade

Autores

  • Shaula Maíra Vicentini de Sampaio
  • Maria Lúcia Castagna Wortmann

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4853

Palavras-chave:

Identidade. Narrativa. Estudos culturais. Educação Ambiental.

Resumo

A partir de que momento uma pessoa passa a se considerar um “educador ambiental”? Por meio de que processos um professor que desenvolve atividades pedagógicas articuladas a questões ambientais passa a se nomear educador ambiental? Instigadas por estes questionamentos procuramos retomar algumas discussões desenvolvidas em uma pesquisa realizada com professoras da rede municipal de ensino de Porto Alegre acerca de narrativas que “fabricam” identidades em educação ambiental. Montamos, neste texto, uma composição que toma trechos (retalhos) das entrevistas feitas com estas professoras como matéria-prima para tentarmos entrever algumas questões que se fazem presentes nos arranjos discursivos que constituem o campo da educação ambiental. Ao mesmo tempo, adotando referenciais teóricos pós-estruturalistas, buscamos desnaturalizar e problematizar alguns significados que se colam à educação ambiental, incluindo a própria noção de identidade, que não consideramos ser permanente, dada ou estável. Argumentamos que as identidades são fabricadas de forma contingente, já que estão sempre sujeitas a serem narradas de modos diferentes. Sendo assim, vemos os textos de identidade que analisamos neste artigo como construções provisórias, instáveis, mas que podem nos dizer algo sobre os enunciados que atualmente se aderem à educação ambiental e também aos atributos que devem caracterizar um educador ambiental. Isto é, os retalhos que apresentamos nos ajudam a entender – ainda que de forma fragmentária e descontínua – as políticas de identidade em educação ambiental na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shaula Maíra Vicentini de Sampaio

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Instituto de Biologia, da Universidade Federal Fluminense (Niterói, RJ).

Maria Lúcia Castagna Wortmann

Professora Convidada do PPG/Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do PPG/Educação da Universidade Luterana do Brasil.

Downloads

Publicado

2014-12-16

Como Citar

Sampaio, S. M. V. de, & Wortmann, M. L. C. (2014). Ser educador ambiental: entre retalhos de textos de identidade. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 97–115. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4853