Diálogo pertinente em Educação Ambiental para Ambientes Complexos
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v41i1.14846Palavras-chave:
Educação Ambiental, Mudança de Paradigmas, Educadores.Resumo
O presente estudo, aponta uma análise a partir da dissertação de mestrado intitulada “as áreas de preservação ambiental do município de Criciúma: um estudo sobre sua importância e utilização como referência à educação ambiental”. Onde o autor descreve a intensidade que a degradação vem atingindo os seres humanos, apontando o trabalho desenvolvido com EA como evasivo e equivocado, não suprindo as necessidades que a problemática ambiental requer. Dessa forma, a partir dos discursos presentes sob à luz de autores como Edgar Morin, Fritjof Capra, Paulo Freire, Moacir Gadotti, apontamos reflexões no que tange as relações estabelecidas com o meio ambiente e os paradigmas construídos a partir das diferentes visões que são construídas ao longo da vida e reproduzidas socialmente como verdades, que modelam diretamente as atitudes dos sujeitos enquanto gestores, membros da sociedade e educadores.
Downloads
Referências
ASSUNÇÃO; MENEZES; VIRTUOSO. As dinâmicas de poder na apropriação dos recursos hídricos: estudo de caso da bacia hidrográfica do rio Urussanga, SC. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/gaia/article/view/55058/32646 . Acesso em: 01 jun. 2022.
BOFF, Leonardo. Ecologia, mundialização, espiritualidade. Rio de Janeiro: Record, 2008.
CAPRA, F. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. Tradução de Newton Roberval Eichemberg. 10ª reimpressão. São Paulo: Cultrix, 2006.
CIURANA, Emilio-Roger; MOTTA, Raúl Domingo. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. Tradução Sandra Trabucco Valenzuela. Revisão Técnica da Tradução Edgard de Assis Carvalho. 3. Ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2009.
Criciúma: Uma história de todos / Lívia da Silva, organizadora. [et. al.] Criciúma: Delta Print, 2020. Data de acesso: junho de 2022. Disponível em: https://www.criciuma.sc.gov.br/site/pdfs_gravados/Livro-Com-Capa-Criciuma-Uma-Historia-de-todos.pdf . Acesso em: 05 out. 2022.
ESCOBAR, A. Cultural politics and biological diversity: state, capital and social movements in the Pacifi c Coast of Colombia. Colombia; 1997. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv11smp8b.10
FAMCRI. Fundação de Meio Ambiente De Criciúma. Diagnóstico ambiental do rio Criciúma – Relatório Final. 2012. Data de aceso: junho de 2022. Disponível em: http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/1231/3/Diagn%C3%B3stico%20ambiental%20do%20Rio%20Crici%C3%BAma%2C%20Crici%C3%BAma%2C%20Santa%20Catarina.pdf . Acesso em: 20 set. 2022.
Freire, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 40ª ed. São Paulo: Paz e Terra, [1970] 2005.
GADOTTI, Moacir. Pedagogia da terra. São Paulo. Petrópolis, 2000.
GUIMARÃES, Mauro. Educação ambiental crítica. In LAYRARGUES, Philippe Pomier. (Org.). Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Brasília: MMA/DEA, 2004.
HARAWAY, D. Simians, cyborgs and women: the reinvention of nature. New York: Routledge, 1991.
Jader Jacó Westrup (org.). Plano Criciúma 2050. 2021. Disponível em: https://www.criciuma.sc.gov.br/pmc/webroot/upload/ckfinder/files/Documento_2050_Final.pdf . Acesso em: 10 set. 2022.
LEFF, Enrique. Discursos Sustentáveis. São Paulo: Cortez/Edifurb, 2010.
LEFF, Enrique. (Coord.). La complejidad ambiental. México: Siglo XXI/UNAM/ PNUMA, 2000.
LEFF, Enrique. Saber ambiental, sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Tradução Lúcia Mathilde Endlich Orth. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
LOUREIRO, C. F. B. Trajetória e fundamentos da educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2006.
MATURANA, Humberto; REZEPKA, Sima Nisis de. Formação humana e capacitação. 2ª Ed. Tradução Jaime A. Clasen. Petrópolis/RJ: Vozes, 2000.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento / tradução Eloá Jacobina. - 8a ed. -Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Trad. Eloá Jacobina. 7ª edição, Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002, 128 p.
MOSS, R. The integration of teaching on environmental education. Paris: Universities and Environmetal Education/UNESCO, 1986
LEFF, E. (Coord.). La complejidad ambiental. México: Siglo XXI/UNAM/ PNUMA, 2000.
PEREIRA, Tarciso. As Áreas de preservação ambiental do município de Criciúma: um estudo sobre sua importância e utilização como referência à educação ambiental. 2005. 154 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ciências Ambientais, Unesc, Criciúma, 2005. Disponível em: http://200.18.15.60:8080/pergamumweb/vinculos/000026/000026F5.pdf . Acesso em: 01 out. 2022.
SHEPHARD, K. (2008). Educação Superior para a Sustentabilidade: Buscando Resultados de Aprendizagem Afetiva. Revista Internacional de Sustentabilidade no Ensino Superior, 9, 87-98. Disponível em: https://doi.org/10.1108/14676370810842201 . Acesso em: 01 out. 2022. DOI: https://doi.org/10.1108/14676370810842201
STEINER, Laura. Avaliação do sistema de drenagem pluvial urbana com aplicação do índice de fragilidade. Estudo de caso: microbacia do rio Criciúma, SC. 2011. 106 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Ambiental, Unesc, Criciúma, 2011. Disponível em: http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/1356/1/Laura%20Steiner.pdf.pdf . Acesso em: 01 set. 2022.
UNESCO. Universities and environmetal education. Paris; 1986.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.