Propostas didáticas desenvolvidas no contexto de um curso remoto de Educação Ambiental em tempos de covid-19

Autores

  • Juliane Knopik Digiovani UTFPR
  • Josmaria Lopes de Morais UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.14477

Palavras-chave:

educação ambiental, propostas didáticas, Formação continuada

Resumo

Este artigo corresponde a um recorte de pesquisa de mestrado, da primeira autora, defendida no ano de 2022 e tem como objetivo analisar Propostas Didáticas (PD) de Educação Ambiental desenvolvidas por professores que atuam na educação básica. A pesquisa é de natureza qualitativa sendo o corpus de pesquisa constituído por diário da pesquisadora e por 18 (dezoito) PD elaboradas de forma colaborativa pelos participantes do curso de Educação Ambiental remoto. Da análise dos dados emergiram duas categorias: 1) Reconhecimento do Contexto Escolar; 2) Articulação entre Tema, Contexto Escolar e Justificativa da PD; que articuladas entre si se mostraram caminhos para que os professores desenvolvam um trabalho coletivo que possa ampliar seus olhares e os da comunidade escolar para questões socioambientais.

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Biografia do Autor

Juliane Knopik Digiovani, UTFPR

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Bióloga (UP), professora da rede privada de ensino.

Josmaria Lopes de Morais, UTFPR

Doutora em Química, Professora do Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

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Publicado

2023-08-18

Como Citar

Knopik Digiovani, J., & Lopes de Morais, J. (2023). Propostas didáticas desenvolvidas no contexto de um curso remoto de Educação Ambiental em tempos de covid-19. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 40(2), 153–172. https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.14477