A prática dialógica - argumentativa nas aulas de educação socioambiental
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4732Palavras-chave:
diálogo argumentativo, prática pedagógica, Educação Ambiental, formação docente.Resumo
Este trabalho apresenta resultados referentes à investigação da existência da prática dialógica argumentativa durante as aulas de Educação Ambiental. Trata-se de uma pesquisa exploratória, realizada numa escola pública, da rede municipal na cidade de São Lourenço da Mata, PE, tendo como sujeito desta investigação, uma educadora e sua turma do Ensino Fundamental I. Os dados foram coletados através da videogravação e posteriormente a transcrição, observação e diário de campo. Os resultados nos indica certo desconforto e despreparo na condução na mediação do diálogo argumentativo, além do desconhecimento da educadora com a temática da Educação Ambiental. Esses resultados nos mostram a necessidade de formação continuada, a fim de que os professores/as possam conhecer novas estratégias didáticas a serem introduzidas em prática didático-pedagógica, possibilitando assim uma reflexão crítica de suas ações na sala de aula, bem como, a inserção do diálogo argumentativo neste espaço.Downloads
Referências
ALMEIDA L. B.; LEITÃO, S. S. Protoargumentação em interações diádicas no nível prelingüístico. In: 14ª JORNADA PIBIC (FACEPE), 2010, Recife. Anais eletrônicos... XIX CONIC. Recife, 2010. Disponível em: . Acesso em 10 nov. 2013.
CARVALHO, I.C.M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 2ª Ed – São Paulo: Cortez, 2006.
CASTRO, J. L. G. ; LEITÃO, Selma. Autoargumentação e reflexão na aula de história. In: Anais eletrônicos... XIX CONIC. Recife, 2010. Disponível em:
DIAS, G. F. Educação Ambiental: princípios e práticas. 8. ed. São Paulo: Gaia, 2003.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17º ed. Rio de Janeiro, Paz e terra, 1987.
SANTA-CLARA, A. M. A constituição dialógico-argumentativa do conhecimento no processo de produção do texto escrito. Recife: Universidade Federal de Pernambuco. 2005. 62p. Tese de doutorado.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.
OLIVEIRA, G. F.. Reflexividade e diálogo como elementos que possibilitam a formação de professores autônomos e inovadores. In: JÓFILI, Zélia; ALMEIDA, Argus. (org). Ensino de Biologia, Meio Ambiente e Cidadania: olhares que se cruzam. Recife: Editora UFRPE, 2009, p 147-156.
OLIVEIRA, M. M. Como fazer projetos, relatórios, monografias, dissertações e teses. 2ª ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2003.
VEIGA, I. P. A. A prática pedagógica do professor de Didática. 2. Ed. Campinas, Papirus, 1992.