Propostas didáticas desenvolvidas no contexto de um curso remoto de Educação Ambiental em tempos de covid-19

Authors

  • Juliane Knopik Digiovani UTFPR
  • Josmaria Lopes de Morais UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.14477

Keywords:

envionmental education, continuing education, didactic proposals

Abstract

This article corresponds to a master's research, defended by the first author in 2022 and it aims to study 22 didactic proposals of Environmental Education for teachers who work in the 4th and 5th year of basic education. The research is qualitative, having as research corpus the researcher's diary and the didactic proposals developed in a collaborative way by teachers during a remote course of Environmental Education The elaborated proposals showed themselves one of the possible paths for the teachers develop a collective work. This can broaden their and the community's perception of socio-environmental issues.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Juliane Knopik Digiovani, UTFPR

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Bióloga (UP), professora da rede privada de ensino.

Josmaria Lopes de Morais, UTFPR

Doutora em Química, Professora do Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

References

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Edições 70. São Paulo: Almedina, 2011.

BRASIL. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: MEIO AMBIENTE. Secretaria de Educação Fundamental. Ministério da Educação e do Desporto: Brasília, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/meioambiente.pdf . Acesso em: 21 novembro 2021.

BRASIL RESOLUÇÃO N° 2, DE 15 DE JUNHO DE 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, v. 149, n.º 116, 18 de junho de 2012, Seção 1, p. 70-71. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/par/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/18695-educacao-ambiental. Acesso: 10 novembro 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018

BRASIL. Ministério da Educação. Temas contemporâneos transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília: MEC, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/contextualizacao_temas_contemporaneos.pdf. Acesso em: 10 de março de 2021.

BUENO, Miriam Aparecida. A importância do estudo do meio na prática de ensino em geografia física. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 29, n. 2, p. 185-198, jul./dez, 2009.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação Ambiental Crítica: nomes e endereçamentos da educação. In: Philippe Pomier Layrargues, Identidades da Educação Ambiental brasileira, Brasília, p. 13-24. 2004.

CRESWELL, John Ward. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto (2a ed., L. de O.Rocha, Trad.). Porto Alegre: Artmed. 2007

FERREIRA Mariana Bittencourt; CARMO, Edinaldo Medeiros. A abordagem da Educação Ambiental na segunda e na terceira versão da Base Nacional Comum Curricular. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental. v.38(2), 200–216, 2021.

FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido. Didática: embates contemporâneos. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

GOMES, Claudia Lourenço. A transversalização curricular da Educação Ambiental na disciplina do Ensino Religioso: Uma análise a partir do olhar dos professores que atuam na Rede Municipal de Ensino de Curitiba – PR. 2020. 231 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, 2020

JACOBI, Pedro. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa. n. 118, p189-206. 2003.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; COSSÍO, Mauricio Blanco. Um olhar sobre a educação ambiental nas escolas: considerações iniciais sobre os resultados do projeto “O que fazem as escolas que dizem que fazem educação ambiental”. In: MELLO, Soraia Silva de. e TRAJBER, Raquel. (orgs.) Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental. Brasília: MEC/UNESCO, 2007.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Trajetória e fundamentos da educação ambiental. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

MAIA, Jorge Sobral da Silva; TEIXEIRA, Lucas André. Formação de professores e educação ambiental na escola pública: contribuições da pedagogia histórico-crítica. Revista HISTEDBR [Online], Campinas, n. 63, p. 293-305, jun. 2015

MORAES CRUZ, Roberto; ROCHA Ricelli Endrigo Ruppel da; ANDREONI, Solange; PESCA, An-drea Duarte. Retorno ao trabalho? Indicadores de saúde mental em professores durante a pandemia da COVID-19. Revista Polyphonía, v. 31, n. 1, p. 325–344, 8 dez. 2020.

MORIN, Edgard. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez:

OLIVEIRA, Livia de. Percepção Ambiental. Revista Geografia e Pesquisa, v.6, n.2, p. 1-72. 2012.

PEREIRA SOBRINHO, Osleane; Patricia Gonçalves; ZANON, Angela Maria. Dos sentidos à abordagem integradora da Educação Ambiental no contexto formal do Ensino. Ambiente & Educação, Rio Grande/RS, v. 21, n. 1, p. 94-110, 2016.

PEREIRA, Hortência Pessoa.; SANTOS, Fábio Viana.; MANENTI, Mariana Aguiar. SAÚDE MEN-TAL DE DOCENTES EM TEMPOS DE PANDEMIA: OS IMPACTOS DAS ATIVIDADES REMO-TAS. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 3, n. 9, p. 26–32, 1 set. 2020.

RODRIGUES, Maria Helena Quaiati; CARVALHO, Milena Rodrigues. Práticas de Educação Ambiental. 1ed. Curitiba: Appris editora, 2016.

SAUVÉ, Lucie. Viver juntos em nossa Terra: Desafios contemporâneos da educação ambiental. Revista Contrapontos - Eletrônica, Vol. 16 - n. 2 - Itajaí, p.288-299. mai-ago 2016.

SILVA, Silvana do Nascimento; LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. As Vozes de Professores-Pesquisadores do Campo da Educação Ambiental sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Ciência & Educação, Bauru, v. 26, p. 1-15, 2020.

TORALES, Marilia Andrade. A Inserção da Educação Ambiental nos Currículos Escolares e o Papel dos Professores: da ação escolar a ação educativa-comunitária como compromisso político-ideológico. Revista Eletrônica Mestrado em Educação Ambiental - REMEA. ed especial, p.1-17, 2013.

TOZONI-REIS. Marilia, Freitas de Campos. Temas ambientais como "temas geradores": contribuições para uma metodologia educativa ambiental crítica, transformadora e emancipatória. Educar em Revista, n.27, p.93-110,2006.

TUAN, YO-FU. Topofilia. Um Estudo Da Percepção. Atitudes E Valores Do Meio Ambiente. EDUEL; 1ª edição em português, 2012.

Published

2023-08-18

How to Cite

Knopik Digiovani, J., & Lopes de Morais, J. (2023). Propostas didáticas desenvolvidas no contexto de um curso remoto de Educação Ambiental em tempos de covid-19. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 40(2), 153–172. https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.14477