REPRESENTAÇÕES DE EDUCADORES SOCIAIS SOBRE A EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR

Caroline Silva Pinheiro, Elisandro Schultz Wittizorecki

Resumo


O presente estudo trata dos processos educativos que ocorrem em instituições de ensino não escolares e teve como objetivos compreender como se organizam os projetos pedagógicos e atividades desenvolvidas nesses espaços de educação e compreender as representações que educadores constroem acerca da educação não escolar. Para tanto, realizamos um estudo descritivo por meio de observações, diários de campo e questionários com educadores sociais em duas instituições de Porto Alegre. Assim, compreendemos as particularidades desses locais de educação não escolar. São espaços que ofertam uma diversidade de oficinas, buscam complementar o ensino escolar, além de acolher as crianças e suas famílias. Apesar da singularidade das instituições de educação não escolar, encontra-se uma certa aproximação com a organização e ações das escolas regulares.

Palavras-chave


Educação; Educação não-escolar; Educação integral; Professores

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DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v21i2.11327

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REDSIS-Revista Didática Sistêmica, ISSN 1809-3108, Rio Grande-RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br

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