Micropolítica Escolar e o trabalho docente em educação Física:negociações,acordos e concessões.

Jônatas Costa Brasil Borba, Elisandro Schultz Wittizorecki

Resumo


O presente artigo apresenta uma pesquisa realizada em 2013, que investigou a micro-política escolar e o trabalho docente em Educação Física em duas escolas públicas na cidade de Porto Alegre/RS. Caracteriza-se por um estudo qualitativo e descritivo. Aprendemos com nossos achados que a escola constitui-se um ambiente fértil em relações interpessoais imersas em negociações, sendo este o objeto que nos propomos identificar e descrever. Entendemos que os elementos micropolíticos são comuns aos diferentes ambientes escolares, contudo as estratégias dos sujeitos diante das situações são diferentes. Portanto, a micropolítica, que configura o cenário escolar, representa influência decisiva ao trabalho docente.

Palavras-chave


Educação Física escolar. Micropolítica escolar. Trabalho docente

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REDSIS-Revista Didática Sistêmica, ISSN 1809-3108, Rio Grande-RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br

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