Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
About
About the Journal
Editorial Team
Avaliadores Ad hoc
Indexers
Privacy Statement
Current
Archives
Submissions
FURG
PPGEDU
SIB
Announcements
Contact
Search
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 28 No. 1 (2019)
Vol. 28 No. 1 (2019)
Published:
2019-04-25
Expediente
Marcio Caetano, Vânia Chaigar
PDF (Português (Brasil))
Apresentação
Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.8952
PDF (Português (Brasil))
Dossiê temático
A alegria subversiva de devir-criança
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.8717
Eduardo Simonini Lopes
11-25
PDF (Português (Brasil))
Entre o sagrado e o profano: as crianças contam outras histórias de caxambu, flechas, água e escola
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.8777
Genildo Coelho Hautequestt Filho, Alexsandro Rodrigues, Kiusam Regina Oliveira
26-41
PDF (Português (Brasil))
A criança e o candomblé: considerações acerca de uma educação decolonial
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.8792
Dalzira Maria Aparecida Iyagunã, Luis Thiago Freire Dantas
42-56
PDF (Português (Brasil))
A escola como território de circulação das diferenças: práticas e saberes religiosos em pauta
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.8759
Sandra Kretli da Silva, Teresinha Maria Schuchter
57-76
PDF (Português (Brasil))
Criança pessoal de um caso oblíquo: des-Colonização e Resistência na Escola
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.8788
João Porto, Adriana Magro, Hiran Pinel
77-94
PDF (Português (Brasil))
Cinderela, igreja e infância: produção de masculinidade e feminilidade numa escola rural
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.8802
Graziele Corrêa Amorim, Rúbria de Cássia Magalhães e Silva, Heloísa Raimunda Herneck
95-108
PDF (Português (Brasil))
Literatura infantil e ancestralidade africana: o que nos contam as crianças?
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.8774
Débora Oyayomi Araujo
109-126
PDF (Português (Brasil))
O poder da infância: espiritualidade e política em afroperspectiva
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.8806
Renato Noguera
127-142
PDF (Português (Brasil))
Apostas crianceiras na contramão do discurso colonizador nas religiões: o conto de Kiriku e a filosofia Ubuntu
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.8769
Laíra Assunção Braga, Luiz Henrique Lemos Silveira
143-160
PDF (Português (Brasil))
Sobre a eficácia de anjos evanescentes: teologia e política em Walter Benjamin
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.8746
Marcelo Santana Ferreira, Marina Harter Pamplona
161-178
PDF (Português (Brasil))
O rei está nu: desaprendendo e entendendo os tempos em que eu vivo
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.8778
Djalma Thürler, Duda Woyda
179-194
PDF (Português (Brasil))
Infância, religião e colonialidade: trajetórias de homens gays
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.8765
Henrique Caetano Nardi, Robson Antônio da Silva Gonçalves
195-207
PDF (Português (Brasil))
Interrogando a branquitude: experiências formadoras em raça, etnia, religião e sexualidade de um garoto branco, cristão e gay
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.8752
André Sidnei Musskopf
208-229
PDF (Português (Brasil))
Criança e religião no cinema brasileiro: educação contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.8789
Wilton Garcia
230-244
PDF (Português (Brasil))
Homossexualidade e identidade trans no Islã
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.8798
Ludovc Mohamed Zahed
245-261
PDF (Português (Brasil))
Artigos
Didática no ensino superior: possibilidades e práticas
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.7308
Antônio Batista Fernandes, Maria Cleidiane Cavalcante Freitas, Stânia Nágila Vasconcelos Carneiro
262-277
PDF (Português (Brasil))
E-EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: implicações na constituição da identidade docente
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.7842
Eduardo Oliveira Miranda, Jefferson da Silva Moreira, Maria Cecília de Paula Silva
278-293
PDF (Português (Brasil))
Dificuldades da docência no cenário digital:contornos e práticas de sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.7073
Erika Giacometti-Rocha Berribili, Daniel Mill, Maria Iolanda Monteiro, Rafaela Marchetti
294-311
PDF (Português (Brasil))
Pensar na educação profissional á distância a partir do olhar do egresso do curso técnico em Agroindustría
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.7715
Jéssica Fernanda Hoffmann, Ricardo Lemos Sainz, Cinara Ourique do Nascimento, Veridiana Krolow Bosenbecker
312-327
PDF (Português (Brasil))
A prática pedagógica dos direitos humanos: marcadores sociais da diferença e o combate ao bullying
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.7847
Marcelo Henrique Gonçalves de Miranda, Larissa Suellen Gomes Andrade de Lima
328-348
PDF (Português (Brasil))
Mudanças sociais e mal-estar docente: escola, passado e presente e novas exigências para os professores e professoras
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.8074
Adenir Carvalho Rodrigues, Jerônimo Jorge Cavalcante Silva, Nilcelio Sacramento de Sousa
349-366
PDF (Português (Brasil))
A evasão nos cursos de licenciatura da UNEB e os impactos na formação docente no oeste da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.8076
Ana Paula Souza do Prado Anjos, Nilza da Silva Martins, Emilia Karla de Araujo Amaral Pignata
367-380
PDF (Português (Brasil))
O lugar do Imaginário na formação de professores e a criação de avatares na Universidade
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.8153
Samara Facco, Ana Iara Silva de Deus, Valeska Maria Fortes de Oliveira
381-396
PDF (Português (Brasil))
Projeto Histórias de vida: desenvolvendo pesquisa acadêmica na graduação EAD e o processo de formação e (re)conhecimento da docência
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.7774
Rodrigo Lemos Simões
397-416
PDF (Português (Brasil))
Docência na educação infantil: desafios e perspectivas da formação inicial em pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.8056
Valdete Côco, Maria Nilceia de Andrade Vieira, Karina de Fátima Giesen
417-435
PDF (Português (Brasil))
Make a Submission
Make a Submission
Language
English
Español (España)
Français (Canada)
Português (Brasil)
Keywords
curriculum policy
permanent education
playfulness
elementary school
literacy
quilombola school education
docente.
linguística.
provocar.
research
paradigms
methodology
proeja
violence
instituions
Information
For Readers
For Authors
For Librarians