Mudanças sociais e mal-estar docente: escola, passado e presente e novas exigências para os professores e professoras

Adenir Carvalho Rodrigues, Jerônimo Jorge Cavalcante Silva, Nilcelio Sacramento de Sousa

Resumo


As transformações sociais, políticas e econômicas mudam substancialmente as concepções e os paradigmas educacionais, mudando com isso a visão e o valor que se dá aos agentes centrais do processo educativo. Este estudo teve como objetivo conhecer o processo de mudança que afeta os sistemas escolares a partir das várias reformas empreendidas e das consequências para a imagem, valores sociais e profissionais dos professores, enfatizando o conceito e as exigências de formação continuada. A metodologia utilizada contou com a pesquisa bibliográfica com uso de referenciais teóricos fundamentais para sustentar as discussões. As mudanças sociais vêm imprimindo à escola exigências e responsabilidades as quais sobrecarregaram os professores de várias formas fazendo aparecer o mal-estar docente, causando desconforto aos profissionais da educação, exigindo novas competências e reflexões no campo da profissionalização.

Palavras-chave


Escola e mudanças sociais. Mal- estar docente. Formação continuada docente.

Texto completo:

PDF

Referências


ARANHA, Maria L. de Arruda. Filosofia da educação. 2. Ed., São Paulo: Moderna, 1996.

ARANHA, Maria L. de Arruda. História da educação e da pedagogia: geral e Brasil. 3. Ed., São Paulo: Moderna, 2006.

BAUMAN, Zygmunt. Sobre educação e juventude. Tradução: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. 2. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1981 (coleção primeiros passos).

CANÁRIO, Rui. A escola tem futuro? das promessas as incertezas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

CORTESÃO, Luiza. Ser professor: um ofício em risco de extinção?3. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.

ESTEVE, JOSÉ M. Mudanças sociais e função docente. In: NÓVOA, A. (Org.). Profissão professor. Porto: Porto Ed., 1999. p. 93-124.

NÓVOA, Antonio. O passado e o presente dos professores. NÓVOA, A. (org.).Profissão professor. 2 ed. Porto: Porto Editora, 1999. p. 13-34.




DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.8074

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


MOMENTO - Diálogos em Educação, E-ISSN 2316-3100, Rio Grande/RS, Brasil

PROPESQ
PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ