Mudanças sociais e mal-estar docente: escola, passado e presente e novas exigências para os professores e professoras

Autores

  • Adenir Carvalho Rodrigues Secretaria Estadual de Educação do Estado da Bahia Secretaria Municipal de Educação de Bonito BA https://orcid.org/0000-0002-2743-7662
  • Jerônimo Jorge Cavalcante Silva Docente do Mestrado profissional em Educação e Diversidade, da Universidade do E s t a d o d a B a h i a - U N E B Membro do conselho científico da Revista Científica de Educação e Comunicação, em CÁDIZE.
  • Nilcelio Sacramento de Sousa Professor da Rede Municipal de Ensino de Mairi/BA, lecionando Ciências no Ensino Fundamental Anos Finais. Docente do Sistema Privado de Ensino Superior – atuando nas áreas de: Formação de professores/as,

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.8074

Palavras-chave:

Escola e mudanças sociais. Mal- estar docente. Formação continuada docente.

Resumo

As transformações sociais, políticas e econômicas mudam substancialmente as concepções e os paradigmas educacionais, mudando com isso a visão e o valor que se dá aos agentes centrais do processo educativo. Este estudo teve como objetivo conhecer o processo de mudança que afeta os sistemas escolares a partir das várias reformas empreendidas e das consequências para a imagem, valores sociais e profissionais dos professores, enfatizando o conceito e as exigências de formação continuada. A metodologia utilizada contou com a pesquisa bibliográfica com uso de referenciais teóricos fundamentais para sustentar as discussões. As mudanças sociais vêm imprimindo à escola exigências e responsabilidades as quais sobrecarregaram os professores de várias formas fazendo aparecer o mal-estar docente, causando desconforto aos profissionais da educação, exigindo novas competências e reflexões no campo da profissionalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adenir Carvalho Rodrigues, Secretaria Estadual de Educação do Estado da Bahia Secretaria Municipal de Educação de Bonito BA

Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB Campus IV(2016). Especialização em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Candido Mendes (2015). Especialista em Filosofia Clínica pela Faculdade Itecne de Cascavel (2012), Graduado em Filosofia pela Faculdade João Calvino (2010). Graduado em História pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2014)

Jerônimo Jorge Cavalcante Silva, Docente do Mestrado profissional em Educação e Diversidade, da Universidade do E s t a d o d a B a h i a - U N E B Membro do conselho científico da Revista Científica de Educação e Comunicação, em CÁDIZE.

Graduado em Economia pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Educação pela Universidade Portucalense, Portugal. Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona. Pós-Doutor em Educação pela Universidade de Cádiz, Espanha.

Nilcelio Sacramento de Sousa, Professor da Rede Municipal de Ensino de Mairi/BA, lecionando Ciências no Ensino Fundamental Anos Finais. Docente do Sistema Privado de Ensino Superior – atuando nas áreas de: Formação de professores/as,

MESTRE EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE pela Universidade do Estado da Bahia, ESPECIALISTA em Gestão, Coordenação e Orientação Educacional pela Faculdade Católica de Ciências Educacionais da Bahia (2010). Possui graduação em PEDAGOGIA - Universidade do Estado da Bahia (2008) e CIÊNCIAS NATURAIS (2012) pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF (Universidade Aberta do Brasil)

Referências

ARANHA, Maria L. de Arruda. Filosofia da educação. 2. Ed., São Paulo: Moderna, 1996.

ARANHA, Maria L. de Arruda. História da educação e da pedagogia: geral e Brasil. 3. Ed., São Paulo: Moderna, 2006.

BAUMAN, Zygmunt. Sobre educação e juventude. Tradução: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. 2. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1981 (coleção primeiros passos).

CANÁRIO, Rui. A escola tem futuro? das promessas as incertezas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

CORTESÃO, Luiza. Ser professor: um ofício em risco de extinção?3. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.

ESTEVE, JOSÉ M. Mudanças sociais e função docente. In: NÓVOA, A. (Org.). Profissão professor. Porto: Porto Ed., 1999. p. 93-124.

NÓVOA, Antonio. O passado e o presente dos professores. NÓVOA, A. (org.).Profissão professor. 2 ed. Porto: Porto Editora, 1999. p. 13-34.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-04-25

Como Citar

Rodrigues, A. C., Silva, J. J. C., & Sousa, N. S. de. (2019). Mudanças sociais e mal-estar docente: escola, passado e presente e novas exigências para os professores e professoras. Momento - Diálogos Em Educação, 28(1), 349–366. https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.8074

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.