A prática pedagógica dos direitos humanos: marcadores sociais da diferença e o combate ao bullying

Autores

  • Marcelo Henrique Gonçalves de Miranda Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos/Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea/Universidade Federal de Pernambuco.
  • Larissa Suellen Gomes Andrade de Lima Graduanda em Licenciatura em Matemática, Núcleo de Formação de Formação Docente, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco.

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.7847

Palavras-chave:

Educação, Interseccionalidade, Bullying

Resumo

O artigo propõe analisar a atividade de docentes de direitos humanos em escolas de Caruaru/PE na promoção de educação em e para os Direitos Humanos (DH), no fortalecimento do combate ao racismo e à LGBTfobia via uma prática pedagógica antibullying. Utiliza-se a Análise de Conteúdo e as técnicas: conversas informais, observação e entrevistas semiestruturadas. O objetivo geral foi investigar como duas escolas de Referências do Ensino Médio promovem uma educação em e para os DH. Como resultado, compreende-se que os docentes promoviam timidamente uma prática pedagógica que problematizava as subalternidades interseccionais - os marcadores sociais da diferença. Entretanto, suas ações contra o bullying misógino, LGBTfóbico e racista nas escolas ainda é frágil e sem uma formação profissional tanto inicial e como continuada. Assim, faz-se urgente uma profissionalização do professor do componente curricular de DH.

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Biografia do Autor

Marcelo Henrique Gonçalves de Miranda, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos/Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea/Universidade Federal de Pernambuco.

Graduação em Licenciatura em História/Unicap (1993); Mestrado em Sociologia (2003) e Doutorado em Sociologia pela UFPE (2013). É Professor permanente do PPGDH/UFPE e do PPGEDUC/UFPE. É líder do grupo de pesquisa do CNPq: Processos de Subjetivação, Educação, Gênero e Sexualidades.

Larissa Suellen Gomes Andrade de Lima, Graduanda em Licenciatura em Matemática, Núcleo de Formação de Formação Docente, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco.

Graduanda em Licenciatura em Matemática/UFPE. Foi bolsista de PIBIC e membro do grupo de pesquisa do CNPq: Processos de Subjetivação, Educação, Gênero e Sexualidades

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Publicado

2019-04-25

Como Citar

de Miranda, M. H. G., & Lima, L. S. G. A. de. (2019). A prática pedagógica dos direitos humanos: marcadores sociais da diferença e o combate ao bullying. Momento - Diálogos Em Educação, 28(1), 328–348. https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.7847

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