A prática pedagógica dos direitos humanos: marcadores sociais da diferença e o combate ao bullying

Marcelo Henrique Gonçalves de Miranda, Larissa Suellen Gomes Andrade de Lima

Resumo


O artigo propõe analisar a atividade de docentes de direitos humanos em escolas de Caruaru/PE na promoção de educação em e para os Direitos Humanos (DH), no fortalecimento do combate ao racismo e à LGBTfobia via uma prática pedagógica antibullying. Utiliza-se a Análise de Conteúdo e as técnicas: conversas informais, observação e entrevistas semiestruturadas. O objetivo geral foi investigar como duas escolas de Referências do Ensino Médio promovem uma educação em e para os DH. Como resultado, compreende-se que os docentes promoviam timidamente uma prática pedagógica que problematizava as subalternidades interseccionais - os marcadores sociais da diferença. Entretanto, suas ações contra o bullying misógino, LGBTfóbico e racista nas escolas ainda é frágil e sem uma formação profissional tanto inicial e como continuada. Assim, faz-se urgente uma profissionalização do professor do componente curricular de DH.

Palavras-chave


Educação; Interseccionalidade; Bullying

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DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.7847

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MOMENTO - Diálogos em Educação, E-ISSN 2316-3100, Rio Grande/RS, Brasil

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