O lugar do Imaginário na formação de professores e a criação de avatares na Universidade

Autores

  • Samara Facco Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil
  • Ana Iara Silva de Deus Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil
  • Valeska Maria Fortes de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.8153

Palavras-chave:

Educação. Imaginário Social. Formação de Professores

Resumo

Este artigo discorre sobre um projeto de produção de avatares, com acadêmicos de graduação, professores e acadêmicos do programa de Pós-Graduação em Educação-UFSM. O desenvolvimento desse trabalho objetivou mobilizar os envolvidos para projetarem-se como super-heróis universitários, potencializando seu poder de “criação”, através do imaginário social para que possíveis mudanças possam ser repensadas no âmbito educacional. Dessa forma, a invenção do super-herói universitário, instigou a elaboração de um manifesto grafo poético, um texto crítico para a área da educação, aonde os participantes deveriam formular um apelido-verbete, suas qualidades visuais, sua predestinação, seu oponente, seu ponto forte e fraco, seu instrumento de poder, por meio de metáforas que imaginavam um campo alegórico para a Universidade. Assim, a partir desta experiência foi possível pensar sobre as questões postas na formação de professores pelo viés do imaginário social, especialmente sobre as significações imaginárias dos acadêmicos e professores acerca da universidade e de seu papel na sociedade.

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Publicado

2019-04-25

Como Citar

Facco, S., Deus, A. I. S. de, & Oliveira, V. M. F. de. (2019). O lugar do Imaginário na formação de professores e a criação de avatares na Universidade. Momento - Diálogos Em Educação, 28(1), 381–396. https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.8153

Edição

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