A evasão nos cursos de licenciatura da UNEB e os impactos na formação docente no oeste da Bahia

Autores

  • Ana Paula Souza do Prado Anjos Universidade do Estado da Bahia, Bahia, Brasil.
  • Nilza da Silva Martins Universidade do Estado da Bahia, Bahia, Brasil.
  • Emilia Karla de Araujo Amaral Pignata Universidade do Estado da Bahia, Bahia, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.8076

Palavras-chave:

Licenciatura, evasão, Docente.

Resumo

Observa-se atualmente, certa regressão das políticas públicas para formação docente e enfraquecimento das Licenciaturas nas Universidades. Nesta perspectiva, o presente trabalho objetiva analisar como a baixa demanda e a evasão nos cursos de Licenciaturas do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia - Campus IX, localizado na cidade de Barreiras, no extremo oeste baiano pode interferir na disponibilidade e qualificação de profissionais para atuar nesta região. Trata-se de um estudo do tipo quantitativo, realizado a partir de análise documental e entrevista. Os resultados apontam para desvalorização da profissão docente com a migração de estudantes para cursos de Bacharelado, assim como, a implementação de ações internas e externas nos âmbitos administrativo e pedagógico.

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Biografia do Autor

Ana Paula Souza do Prado Anjos, Universidade do Estado da Bahia, Bahia, Brasil.

Graduada em Pedagogia, Docência e Gestão de Processos Educativos (2009) pela Universidade do Estado da Bahia, Campus IX - Barreiras. Especialista em Metodologia de Ensino para Educação Profissional (2015) pela UNEB/SUPROF. Analista Universitária do DCH – Campus IX.

Nilza da Silva Martins, Universidade do Estado da Bahia, Bahia, Brasil.

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1992). Especialista em Supervisão Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1996). Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2011). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás ( 2016). Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia - Campus IX - Barreiras (BA).

Emilia Karla de Araujo Amaral Pignata, Universidade do Estado da Bahia, Bahia, Brasil.

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1997) e Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2011). Docente da Faculdade São Francisco de Barreiras e da Universidade do Estado da Bahia.

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Publicado

2019-04-25

Como Citar

Anjos, A. P. S. do P., Martins, N. da S., & Pignata, E. K. de A. A. (2019). A evasão nos cursos de licenciatura da UNEB e os impactos na formação docente no oeste da Bahia. Momento - Diálogos Em Educação, 28(1), 367–380. https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.8076

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