A evasão nos cursos de licenciatura da UNEB e os impactos na formação docente no oeste da Bahia

Ana Paula Souza do Prado Anjos, Nilza da Silva Martins, Emilia Karla de Araujo Amaral Pignata

Resumo


Observa-se atualmente, certa regressão das políticas públicas para formação docente e enfraquecimento das Licenciaturas nas Universidades. Nesta perspectiva, o presente trabalho objetiva analisar como a baixa demanda e a evasão nos cursos de Licenciaturas do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia - Campus IX, localizado na cidade de Barreiras, no extremo oeste baiano pode interferir na disponibilidade e qualificação de profissionais para atuar nesta região. Trata-se de um estudo do tipo quantitativo, realizado a partir de análise documental e entrevista. Os resultados apontam para desvalorização da profissão docente com a migração de estudantes para cursos de Bacharelado, assim como, a implementação de ações internas e externas nos âmbitos administrativo e pedagógico.

Palavras-chave


Licenciatura; evasão; Docente.

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DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.8076

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MOMENTO - Diálogos em Educação, E-ISSN 2316-3100, Rio Grande/RS, Brasil

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