FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

um estudo de caso sobre os cursos de licenciatura do Ifap /campus Macapá

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.14591

Palavras-chave:

Institutos Federais. Formação de professores. Educação Profissional

Resumo

O estudo tem como objetivo analisar a formação dos estudantes dos cursos de Licenciatura do Instituto Federal do Amapá - campus Macapá (IFAP), buscando verificar se o mesmo contribui para o exercício do magistério na Educação Profissional (EP). A investigação tomou como referência os cursos de Licenciatura em Informática e Licenciatura em Química ofertados pela instituição, bem como os documentos oficiais norteadores. Utilizou-se na metodologia a abordagem qualitativa, a partir de um estudo de caso. Os resultados revelaram que as Licenciaturas ofertadas pelo IFAP são voltadas para o magistério na Educação Básica e não privilegiam a formação docente para a Educação Profissional, situação que contribui para um distanciamento entre propósitos educacionais históricos do lócus onde as mesmas são ofertadas e a preparação para o magistério na Educação Profissional Técnica, impedindo que essa relação seja percebida e vivenciada de forma dialógica no itinerário formativo dos estudantes das licenciaturas do IFAP.

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Biografia do Autor

Adriana Valeria Barreto de Araujo, Instituto Federal do Amapá

Mestre em ciências pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Especialista em Politicas Educacionais pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).Graduada em Pedagoga pela Universidade Federal do Amapá ( UNIFAP). Professora da Rede Estadual do Estado do Amapá, Pedagoga no Instituto Federal do Amapá - IFAP/campus Macapá. email: adrivaleriaa@gmail.com http://lattes.cnpq.br/3284497106986771

Liliane Barreira Sanchez , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Professora associada 3 na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro –UFRRJ - Rio de Janeiro. E-mail: lilianesanchez@gmail.com ORCID ID: https//orcid.org/000-000232502940.  http://lattes.cnpq.br/7875754985048131

 

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Publicado

2024-01-09

Como Citar

Araujo, A. V. B. de, & Sanchez , L. B. . (2024). FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: um estudo de caso sobre os cursos de licenciatura do Ifap /campus Macapá. Momento - Diálogos Em Educação, 32(03), 251–271. https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.14591

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