Projeto Histórias de vida: desenvolvendo pesquisa acadêmica na graduação EAD e o processo de formação e (re)conhecimento da docência

Rodrigo Lemos Simões

Resumo


Este texto aborda, em um primeiro momento, aspectos da educação a distância no Brasil a partir de dados estatísticos que demonstram algumas das especificidades da oferta de cursos de graduação nesta modalidade de ensino. Posteriormente, apresentamos elementos específicos dos documentos institucionais a respeito da formação dos estudantes em uma IES da região metropolitana de Porto Alegre, a sua relação com a educação a distância, dando destaque ao que é dito nos textos a respeito da pesquisa enquanto componente indissociável da formação profissional. Finalizamos com a apresentação de um projeto de pesquisa desenvolvido especificamente para atender as necessidades formativas dos estudantes da modalidade de ensino em questão.

Palavras-chave


Educação a distância; pesquisa acadêmica; histórias de vida

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Lucineia. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. RBAAD - Associação Brasileira de Educação à Distância, vol. 10, 2011. p. 83-92. Disponível em: http://www.abed.org.br/revistacientifica/Revista_PDF_Doc/2011/Artigo_07.pdf. Acesso em: 14 dez. 2017.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação-LDB. Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 14 dez. 2017.

Censo da Educação Superior 2016, Notas estatísticas. Ministério da Educação - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2017. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2016/notas_sobre_o_censo_da_educacao_superior_2016.pdf. Acesso em: 4 jan. 2018.

Censo EAD.BR: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2016. ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância. Curitiba: InterSaberes, 2017. Disponível em: http://abed.org.br/censoead2016/Censo_EAD_2016_portugues.pdf. Acesso em: 4 jan. 2018.

GOLDIM, José Roberto. Projeto de Pesquisa: Aspectos Éticos e Metodológicos. Disponível em: https://www.ufrgs.br/bioetica/projeto.htm. Acesso em: 23 out. 2016.

HERMIDA, Jorge Fernando; BONFIM, Cláudia Ramos de Souza. A EAD: História, Concepções e Perspectivas. Revista Histedbr on-line, Campinas, número especial, p.166-181, 2006. Disponível: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/22e/art11_22e.pdf. Acesso em: 15 dez. 2017.

JOSSO, Marie-Christine. Os relatos de histórias de vida como desvelamento dos desafios existenciais da formação e do conhecimento: destinos socioculturais e projetos de vida programados na invenção de si. In: SOUZA, Elizeu Clementino de; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (orgs.). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007.

NOVOA, Antônio. Formação de professores e profissão docente. In: António Nóvoa (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992. p. 13-33.

Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI/ULBRA. Canoas: ULBRA, 2017.

Projeto Pedagógico do Curso de História EAD – PPC História EAD/ULBRA. Canoas: ULBRA, 2016.

Plano Pedagógico Institucional – PPI/ULBRA. Canoas: ULBRA, ?????

SEGOVIA, Jesús Domingo. La teoría fundamentada del profesorado desde un enfoque biográfico-narrativo. Fundamentación, processos y herramientas. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menaa Barreto; BOLIVAR, Antonio (orgs.). La investigación (auto) biográfica en educacion: miradas cruzadas entre Brasil y España. Granada: EUG; Porto Alegre: EDIPUCRS, 2014. pp. 110-141

SILVA, Tomaz Tadeu da. O currículo como Fetiche: a poética e a política do exto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; GAUTHIER, Clermont. Formação dos professores e contextos sociais. Porto, PT: Rés Editora, 2000.

_______. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

_______.; LESSARD, Claude. O trabalho docente. Petrópolis: Vozes, 2007.




DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.7774

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


MOMENTO - Diálogos em Educação, E-ISSN 2316-3100, Rio Grande/RS, Brasil

PROPESQ
PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ