Cinderela, igreja e infância: produção de masculinidade e feminilidade numa escola rural

Autores

  • Graziele Corrêa Amorim Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Rúbria de Cássia Magalhães e Silva Universidade Federal de Viçosa
  • Heloísa Raimunda Herneck Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.8802

Palavras-chave:

Cotidiano Escolar, Infância, Diferença.

Resumo

Como um projeto de “Cinema e Educação”, uma narrativa cinematográfica “A Cinderela (1950)” capturada pelos estúdios da Disney e os dogmas de uma igreja Evangélica poderiam se encontrar? Nos cotidianos de uma sala de aula. Tais encontros foram produzidos numa escola localizada numa área rural da Zona da Mata mineira e aqui caligrafamos as redes que atravessaram a produção do tornar-se menino e menina naquele espaço. Nesse sentido, mergulhamos nos fluxos que nutrem a produção de estar criança na escola. E para potencializar a reflexão, utilizamos as narrativas e os estudos nos/dos/com os cotidianos para a composição da cena tramada. Consideramos que os papéis masculinos e femininos são invenções que atravessam todo um sistema social, religioso e econômico e que a escola é um espaço potente para pensarmos nas multiplicidades de existências. Como também, de escapes as categorizações nas produções de vidas.

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Biografia do Autor

Graziele Corrêa Amorim, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Pedagoga e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa. Professora Concursada dos anos iniciais do Ensino Fundamental, no estado de Minas Gerais.

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Arquivos adicionais

Publicado

2019-04-25

Como Citar

Amorim, G. C., e Silva, R. de C. M., & Herneck, H. R. (2019). Cinderela, igreja e infância: produção de masculinidade e feminilidade numa escola rural. Momento - Diálogos Em Educação, 28(1), 95–108. https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.8802

Edição

Seção

Dossiê temático