“PAU NO CU DO TRICOLOR”: DISCURSOS QUE CONSTROEM AS MASCULINIDADES TÓXICAS NAS TORCIDAS DE FUTEBOL

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19908

Résumé

O texto tem como objetivo problematizar as práticas discursivas presentes nos processos educativos que constroem as masculinidades tóxicas e seus modos de sociabilidade. Temos como elemento mobilizador o confronto entre as torcidas do Santa Cruz e do Sport Recife, que, entre seus atos de violência, registrou-se a introdução de uma barra de ferro no ânus de um torcedor. Ancorado nas perspectivas pós-estruturalistas de inspiração foucaultiana, que nos ajudam a pensar os sujeitos como resultados de discursos, dialogamos sobre os processos de subjetivação, a partir da pergunta: como nos tornamos o que somos? Desse modo, partimos do entendimento da existência de um currículo para a masculinidade que está presente nos processos de subjetivação dos torcedores de futebol, que remetem às masculinidades tóxicas presente no processo histórico. Por fim, dedicamo-nos a pensar nos desafios e nas potencialidades da escola como espaço de desconstrução das masculinidades tóxicas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Thatiane Oliveira do Nascimento, Universidade federal de Juiz de Fora

Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação - PPGE - Universidade Federal de Juiz de Fora -
UFJF. Professora/Supervisora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública de Ensino – Paraíba.

Anderson Ferrari, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. É professor associado de Ensino de História na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde leciona disciplinas relacionadas à prática docente e ao ensino de História, incluindo estágio supervisionado. Atua como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado) da UFJF.

Téléchargements

Publié-e

2025-12-13

Comment citer

OLIVEIRA DO NASCIMENTO, Thatiane; FERRARI, Anderson. “PAU NO CU DO TRICOLOR”: DISCURSOS QUE CONSTROEM AS MASCULINIDADES TÓXICAS NAS TORCIDAS DE FUTEBOL. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 1127–1150, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.19908. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19908. Acesso em: 15 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Masculinidades nas Pr´áticas Corporais