DANÇA, GÊNERO E SEXUALIDADE

INTEGRANTES DO GRUPO BARBIES CONSTITUINDO SUAS SUBJETIVIDADES

Autores

  • Jeanne Corrêa Vieira Rede Municipal de Educação de Juiz de Fora - MG
  • Anderson Ferrari Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Roney Polato de Castro Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v11i2.15839

Resumo

O foco de problematização neste artigo são os processos de subjetivação de oito integrantes que compõem o grupo de dança Barbies, que se caracteriza pela diversidade de gênero e sexual. Este texto é resultado de uma pesquisa mais abrangente interessada nas relações entre a dança como espaço educativo dos sujeitos e as articulações com discursos, saberes e poderes. Como perspectiva teórico-metodológica, estamos acionando os estudos pós-estruturalistas, de inspiração foucaultiana, que se debruçam nos discursos e suas relações para colocar sob suspeita nossas formas de pensar e agir, ser e estar no mundo. Como procedimento metodológico, trabalhamos com rodas de conversas e entrevistas que nos possibilitaram construir um campo em que as falas dos/as integrantes nos mostraram como eles/as vão se conhecendo, constituindo-se e fortalecendo-se no interior do grupo em meio às relações de amizade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeanne Corrêa Vieira, Rede Municipal de Educação de Juiz de Fora - MG

Mestra em Educação. Professora da rede municipal de educação de Juiz de Fora - MG.

Anderson Ferrari, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora

Pós-Doutor em Educação e Cultura Visual. Doutor em Educação. Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - MG. 

Roney Polato de Castro, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Educação. Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - MG.

Downloads

Publicado

2024-01-26

Como Citar

Corrêa Vieira, J., Ferrari, A., & Polato de Castro, R. (2024). DANÇA, GÊNERO E SEXUALIDADE: INTEGRANTES DO GRUPO BARBIES CONSTITUINDO SUAS SUBJETIVIDADES. Diversidade E Educação, 11(2), 483–505. https://doi.org/10.14295/de.v11i2.15839

Edição

Seção

Dossiê: Diversidade, gênero e sexualidade nas práticas corporais e esportivas