Interseccionalidade, gênero, sexualidade e raça: os desafios e as potencialidades na invenção de outros currículos

Autores

  • DANILO ARAUJO DE OLIVEIRA UFMG
  • ANDERSON FERRARI UFJF

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v6i1.8234

Resumo

O conceito de interseccionalidade é tomado como aposta na problematização do sujeito na sua relação com o saber e currículo. Para isso, é a escola e o investimento na sala de aula que é o foco da nossa análise. Quais os desafios e as potencialidades de uma aula de história pensando o corpo negro? Essa é a questão que organizou a preparação de uma aula de história de um professor negro e gay interessado em colocar sob suspeita a hegemonia branca e heterossexual na constituição histórica do brasileiro.

Palavras-chave: Interseccionalidade; Gênero; Sexualidade; Raça.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

DANILO ARAUJO DE OLIVEIRA, UFMG

Doutorando em Educação UFMG. Mestre em Educação, UFS.

ANDERSON FERRARI, UFJF

Doutor em Educação (UNICAMP). Professor da Faced e PPGE, UFJF.

Downloads

Publicado

2018-10-06

Como Citar

OLIVEIRA, D. A. D., & FERRARI, A. (2018). Interseccionalidade, gênero, sexualidade e raça: os desafios e as potencialidades na invenção de outros currículos. Diversidade E Educação, 6(1), 21–29. https://doi.org/10.14295/de.v6i1.8234

Edição

Seção

Diversidade em Debate