Interseccionalidade, gênero, sexualidade e raça: os desafios e as potencialidades na invenção de outros currículos

Auteurs-es

  • DANILO ARAUJO DE OLIVEIRA UFMG
  • ANDERSON FERRARI UFJF

DOI :

https://doi.org/10.14295/de.v6i1.8234

Résumé

O conceito de interseccionalidade é tomado como aposta na problematização do sujeito na sua relação com o saber e currículo. Para isso, é a escola e o investimento na sala de aula que é o foco da nossa análise. Quais os desafios e as potencialidades de uma aula de história pensando o corpo negro? Essa é a questão que organizou a preparação de uma aula de história de um professor negro e gay interessado em colocar sob suspeita a hegemonia branca e heterossexual na constituição histórica do brasileiro.

Palavras-chave: Interseccionalidade; Gênero; Sexualidade; Raça.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

DANILO ARAUJO DE OLIVEIRA, UFMG

Doutorando em Educação UFMG. Mestre em Educação, UFS.

ANDERSON FERRARI, UFJF

Doutor em Educação (UNICAMP). Professor da Faced e PPGE, UFJF.

Téléchargements

Publié-e

2018-10-06

Comment citer

OLIVEIRA, DANILO ARAUJO DE; FERRARI, ANDERSON. Interseccionalidade, gênero, sexualidade e raça: os desafios e as potencialidades na invenção de outros currículos. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 21–29, 2018. DOI: 10.14295/de.v6i1.8234. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8234. Acesso em: 5 déc. 2025.